Início » Balcão Virtual » Juízo 100% Digital e Balcão Virtual foram lançados hoje pelo TJPI

Juízo 100% Digital e Balcão Virtual foram lançados hoje pelo TJPI

Publicado por: Marina Linard

 
 

 

Na manhã desta terça-feira (20) foram lançados os Projetos Juízo 100% Digital e Balcão Virtual com transmissão ao vivo pelo canal do TJPI no Youtube.

O evento contou com a presença do Presidente do TJPI Desembargador José Ribamar Oliveira, do Coordenador do Opala LAB, Desembargador Olímpio Galvão, do Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Fernando Lopes, do Presidente da OAB, Celso Barros, da Procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, do Defensor Público geral do Piauí, Dr Erisvaldo Marques,do Comandante- geral da  PMPI, Coronel Lindomar Castilho,e do Presidente da  AMAPI, Dr Leonardo Brasileiro.

O Juízo 100% Digital oferece a possibilidade de o cidadão valer-se da tecnologia para ter acesso à Justiça sem precisar comparecer fisicamente nos Fóruns. No modelo, em síntese, todos os atos processuais serão praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto. O mesmo vale, aliás, para as audiências e sessões de julgamento.

Entre as vantagens do Juízo 100% Digital estão a maior celeridade na tramitação dos processos, por meio da tecnologia, bem como a redução de atrasos decorrentes da prática de atos físicos ou que exijam a presença das partes nos fóruns.

“Este é um projeto importante que veio em um momento oportuno da pandemia, será um grande avanço para o judiciário piauiense, e em breve será expandido para todas as unidades judiciárias do estado do Piauí” afirmou o Coordenador do Opala-LAB, Desembargador Olímpio Galvão.

“O juízo 100% digital representa também uma grande economia para os Tribunais e jurisdicionado, com a economia de combustível para os deslocamentos aos fóruns, evita o manuseio de papéis , e assim a preservação do meio ambiente, é o mundo novo que está chegando. Juízes, servidores, advogados e cidadãos, se aproximam integralmente através da virtualização, que promete trazer eficiência e celeridade.” Destacou o Presidente do TJPI, Desembargador Oliveira durante seu discurso.

Para o Presidente da OAB-PI, Celso Barros, o Juízo 100% digital representa a justiça sem portas, com a possibilidade de se espalhar por todo o Piauí. “A Ordem dos advogados do Brasil confia plenamente que através desse serviço do Juízo 100% digital, e do balcão Virtual, haverá uma otimização dos serviços de fato do judiciário piauiense” concluiu Celso Barros.

 

Participaram também da solenidade:

Juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Manoel de Sousa dourado

Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Antonio Francisco Gomes de Oliveira

Juiz Sebastião Firmino

Juiz Kildare Costa

Juiz Mauricio Machado Queiroz

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email