Núcleo de Memória do Poder Judiciário firma parceria com SECULT

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

As novas instalações do Tribunal de Justiça do Piauí contarão com a presença de obras de artistas plásticos da nossa região. A parceria entre o TJ-PI e a Secretaria de Cultura do Estado deve-se à assinatura do termo de Cooperação Técnica que estabelece mútua colaboração técnica na área de gestão, conservação, restauração e preservação do acervo do judiciário piauiense, e ainda vai levar obras de artistas plásticos piauienses às novas instalações do TJ-PI.

Artistas plásticos como Avelar Amorim, Gina Castelo Branco, Ostiano e Gabriel Arcanjo terão suas obras expostas na nova sede do órgão, prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2021.

De acordo com o desembargador Luís Gonzaga Brandão de Carvalho, presidente do Programa Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário do Estado do Piauí, a parceria vem para somar esforços com vistas a preservação da memória  do judiciário piauiense, assim como difundir a arte local em um edifício público, de fácil acesso à população.

O desembargador Brandão de Carvalho tem estreita ligação com o universo da cultura de modo geral, pois já atuou como chefe de gabinete na secretaria de Cultura do Estado.

 

O secretário de Cultura, Fábio Novo, destaca que ter a representação artística piauiense no palácio do judiciário é algo enriquecedor para a cultura e para a alma do piauiense.

“Essa parceria visa representar dentro do palácio da Justiça as mais multifacetadas linguagens da nossa cultura que vão desde as artes plásticas até a arte santeira, a talha e muitas outras formas”, pontua o secretário.

 

Prodoc

O Programa Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário do Estado do Piauí foi criado pela Portaria no. 239/20 e é presidido pelo desembargador Luís Gonzaga Brandão de Carvalho, supervisionado pelo desembargador Olímpio Galvão.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email