Projeto Memória Viva homenageia Antonio Almeida, ex-presidente do TJ-PI

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio do projeto “Memória Viva: Resgatando a memória do Judiciário Piauiense”, promoveu, nesta quarta-feira (07), uma live via canal da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) no YouTube, em homenagem ao Desembargador Antonio Ribeiro de Almeida.

Na ocasião, o Desembargador Luiz Gonzaga Brandão, presidente do Programa Gestão Documental, Memória e História do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Prodoc), entrevistou Solange Almeida filha do Desembargador Antonio Almeida.

Solange Almeida, emocionada, contou que as lembranças dos pai resumem no seu legado deixado ao Poder Judiciário Piauiense.

“Quando meu pai assumiu o cargo de juiz, e, também presidente do Tribunal de Justiça, sempre mencionava, em seus discursos, que a gente não deve perder a Esperança na Justiça”, pontuou Solange Almeida.

O Desembargador Luiz Gonzaga Brandão relembrou que conheceu o magistrado Antonio Ribeiro de Almeida, quando ainda era estagiário no Tribunal de Justiça do Piauí e desde então, Antonio Almeida sempre esteve acompanhando sua carreira.

“Quando conheci esse homem, ele assumia o cargo de juiz da vara da Fazenda Pública, e a gente sempre conversava. Ele tinha uma simplicidade ao falar com a juventude. Ele prestou relevantes serviços à justiça do Piauí”, destacou o magistrado.

O projeto Memória Viva: Resgatando a memória do Judiciário Piauiense nasceu através do Plano de Gestão do Prodoc, com o objetivo de contribuir para a construção da memória do Tribunal de Justiça, como uma importante ferramenta na consolidação da identidade do Poder Judiciário e conta com o apoio da Presidência do Tribunal, Corregedoria Geral da Justiça, Vice-Corregedoria e da Escola Judiciária, que têm fornecido subsídios e estrutura para o desenvolvimento das atividades.

Conforme calendário estabelecido, os encontros são realizados todas as quartas-feiras, às 10h, ao vivo, via YouTube, sendo posteriormente liberadas para acesso dos interessados.

Os encontros são mediados pelo desembargador Luiz Gonzaga Brandão, com apoio do servidor Willame Carvalho integrante do Núcleo de Memória Judicial.

Biografia de Antonio Ribeiro de Almeida.

Antônio Ribeiro de Almeida

Entrevista completa disponível:

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email