Servidores e auxiliares do Procon concluem Curso de Capacitação de Conciliadores promovido pela Ejud-PI em parceria com o Nupemec

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Foi encerrado, na última sexta-feira (26), o Curso de Capacitação de Conciliadores dos Servidores e Auxiliares do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), promovido pela Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e em cumprimento ao Termo de Cooperação celebrado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI). A capacitação foi realizada nos turnos manhã e tarde, entre os dias 22 e 26 deste mês, na sede da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI).

A formação foi voltada aos voluntários indicados pelo Procon-PI que ainda não tinham recebido treinamento para a função de conciliador. Com carga horária de 100 horas/aula, abordou conteúdos relacionados aos métodos consensuais de solução de conflitos, tais como seu panorama histórico, a aplicação adequada das técnicas de mediação e conciliação, além de seu enfoque normativo e ético no âmbito do Poder Judiciário.

As aulas foram ministradas por uma equipe de instrutores em conciliação e mediação, em formação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juntamente com a magistrada e coordenadora do Nupemec, juíza Lucicleide Pereira Belo. Os ministrantes foram Gislaine Maria Porto Costa, Marcilio Kalson Almeida Oliveira e Neilan Angela Celestino Argento.

Compareceram ao ato de encerramento do curso o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflito (Cejusc) de 1ª Grau, Virgílio Madeira Martins Filho, e o juiz auxiliar da Corregedoria do Estado do Piauí e membro do Nupemec e do Conselho Consultivo da Ejud-PI, Manoel de Sousa Dourado, que, na ocasião, representou o diretor-geral da Ejud-PI, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto.

Curso de Capacitação de Conciliadores
A orientação ministrada aos servidores e auxiliares do Procon-PI atende ao Acordo de Cooperação Técnica nº 012/2018, firmado entre o TJ-PI, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI) e o Procon/PI, com o intuito de capacitar profissionais para atuarem em sessões de conciliações pré-processuais, no âmbito dos Cejuscs de 1º  e 2º Graus e das audiências realizadas pelo Procon.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email