Início » Coordenadoria da mulher » TJ-PI sediará Fonavid 2021

TJ-PI sediará Fonavid 2021

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) sediará o XIII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar (Fonavid), em 2021. O compromisso foi reafirmado pelo desembargador José James Gomes Pereira, coordenador estadual da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-PI, durante sua participação na mesa de encerramento do XII Fonavid, realizado no último mês de outubro. O Piauí seria o estado anfitrião do Fonavid 2020, mas, em função da pandemia de Covid-19, a edição deste ano aconteceu por meio virtual. 

A mesa de encerramento do evento teve início com a palestra “A atuação do Judiciário no enfrentamento da Violência de Gênero e as implicações da pandemia do Covid-19”, ministrada pelo ministro do Superior Trbunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti Cruz. Na sequência, houve um momento de homenagens feitas pela magistrada Jacqueline Machado, do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grotto do Sul (TJ-MS), presidenta do Fonavid.

Em sua fala, o desembargador José James parabenizou a organização do XII Fonavid, ressaltando a riqueza de conhecimento compartilhado em todos os momentos desta edição e desejando aos participantes do evento que o conhecimento adquirido ao longo daqueles cinco dias de discussões conduzam a uma prática cada vez mais qualificada em seu espaço de atuação.

Sobre a XIII edição do evento, o desembargador reafirmou o compromisso do TJ-PI com a realização do Fórum, com o apoio da atual e da futura gestão, bem como do Governo do Estado. “Será uma oportunidade de o TJ-PI mostrar seu compromisso com o debate sobre a referida temática e de o Estado do Piauí apresentar sua maior riqueza: seu povo. Esperamos contar com a presença de Vossas Excelências e das equipes multidisciplinares para promovermos o Fonavid do reencontro, onde debates e abraços novamente serão possíveis e bem vindos”, declarou.

Para finalizar sua fala, o desembargador ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da conselheira Maria Cristiana Ziouva Amorim, que é “responsável pelo monitoramento das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, e que, com muita competência, vem provocando os Tribunais Estaduais a dispor de uma melhor estruturação física e de recursos humanos para garantia de atendimento a demandas de mulheres em situação de violência, e que tem promovido uma maior aproximação entre os Tribunais e o CNJ, através da ampla articulação junto às Coordenadorias da Mulher”.

COCEVID

Dentro da Programação do XII Fonavid foi realizada a última reunião ordinária de 2020 do Colégio de Coordenadores das Coordenadorias da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), do qual o desembargador José James é membro, tendo sido eleito para recondução ao cargo na Comissão Executiva para o ano de 2021. Foram realizadas, ainda, durante na reunião, a apresentação da prévia do mapeamento de grupos reflexivos para autores de violência doméstica e familiar contra mulheres, pelos professores Adriano Beiras e Daniel Fauth; e a apresentação das ações das Coordenadorias da Mulher dos Tribunais Estaduais durante o período de pandemia.

“O Colégio de Coordenadores se tornou um espaço importante de troca de experiências entre os tribunais e de fortalecimento do diálogo junto ao Conselho Nacional de Justiça nas questões relativas ao enfrentamento à violência contra a mulher”, ressaltou o desembargador José James Pereira. 

Compartilhe: