TJPI adere à Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) aderiu à Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A campanha acontece durante todo o mês de outubro e alerta a população sobre a doença de pele que atinge cinco milhões de pessoas no Brasil.

Para o presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira, a adesão do Tribunal à campanha vai colaborar com a apresentação de dados que reforcem a importância do diagnóstico e tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis na rede pública e privada e combater o preconceito em relação aos portadores desta doença.

“Divulgaremos as informações em nossos canais oficiais, chamando a atenção de toda a sociedade para a conscientização em relação à doença. O Judiciário também faz a sua parte quando o assunto é cuidar das pessoas”, disse o presidente.

De acordo com a médica dermatologista do TJPI, Caroline Baima, a psoríase é uma doença que afeta cerca de 1% dos homens e mulheres brasileiras e que, por afetar a pele, causa muito estigma e preconceito.

“As lesões são vermelhas e descamam, afetando principalmente couro cabeludo, joelhos, cotovelos e as costas. Por serem em áreas expostas, causam comprometimento da autoestima, por isso quem apresenta a doença tem maiores índices de depressão e ansiedade que a população em geral. Precisamos falar mais sobre esse assunto”, destaca a médica.

A dermatologista pontua ainda a importância de esclarecer que se trata de uma doença não transmissível para, dessa forma, combater o preconceito, além de possibilitar um diagnóstico precoce.

Durante os dias 20 a 23 de outubro, a fachada do novo Palácio da Justiça estará iluminada com as cores roxo e laranja, alusivas à campanha.

 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email