LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS NA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Autores

  • André Camilo Moura Fonsêca
  • Mateus Scipião Moura
  • Priscilla Ramos Silva

Resumo

 O presente estudo objetiva analisar se a propalação de fake news encontra-se amparada ou não pelo ordenamento jurídico brasileiro. Trata-se de tema atual e bastante relevante em virtude da latente ameaça desse instrumento para as democracias modernas nas quais a rápida divulgação da informação por meio digital possibilita a influência das fake news em processos eleitorais e em outras áreas essenciais. Nesse diapasão, o estudo aborda a contextualização das fake news na sociedade da informação do Século XXI bem como o conceito desse fenômeno. Ademais, explica-se o fundamento constitucional do direito fundamental à liberdade de expressão, investigando-se o seu conceito e analisando-se as suas dimensões objetiva e subjetiva, seu conteúdo e seus limites aplicáveis. Verifica-se também se existe um direito fundamental às notícias lícitas e verdadeiras e se existem fake news toleradas pela Constituição Federal de 1988. Com o propósito de cumprir os fins pretendidos, realiza-se uma investigação doutrinária, legal e jurisprudencial. Como metodologia de estudo, adota-se a pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

André Camilo Moura Fonsêca

Bacharel em Direito pelo Instituto de Ciências Sociais e Jurídicas Professor Camillo Filho. Servidor Público. Advogado

Mateus Scipião Moura

Bacharel em Direito pelo Instituto de Ciências Sociais e Jurídicas Professor Camillo Filho. Especialista em Direito e Processo Tributário pela Escola Paulista de Direito e em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes. Procurador do Município de João Pessoa/PB

Priscilla Ramos Silva

Bacharela em Direito pela Faculdade Estácio de Teresina. Juíza Leiga do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Advogada.

Downloads

Publicado

2022-07-01