A PRÁTICA DA NEGLIGÊNCIA E SEU MODUS OPERANDI CONTRA O IDOSO TERESINENSE

Autores

  • José Francisco do Nascimento

Resumo

Este trabalho discorre sobre a violência contra a pessoa idosa no município de Teresina-Pi, mais  especificamente sobre uma forma de violência que é a negligência. Baseia-se na realidade de violência vivida pelo idoso atendido pelo Centro de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (CEVI). O artigo traz resultados da pesquisa realizada nos anos de 2012 e 2013 no CEVI, localizado no município de Teresina, capital do Piauí. Dentre as preocupações existentes, uma questão central foi fundamental para a demarcação do nosso objeto de estudo, qual seja: quais as práticas de negligência cometidas contra o idoso que foi atendido pelo CEVI no município de Teresina, no período de 2010 à 2013? Em torno dessa questão central, outras questões também nortearam a pesquisa, a saber: como se caracterizam as práticas da negligência contra o idoso? Qual o modus operandi desse tipo de violência? Quem são os responsáveis e onde ocorre a prática da negligência? Quais as implicações da negligência para a vida do idoso?. Para realização da pesquisa e, por conseguinte, deste artigo, utilizamos pesquisa documental e de campo e estudo apresenta natureza qualitativa e quantitativa. A análise dos dados se baseia da dialética marxista, uma vez que se percebe a dinâmica desigual das relações no contexto social capitalista. Os resultados mostram que a maior vítima de violência é a idosa, o agressor é o filho; a idade desses idosos é avançada e identificou-se mais de uma forma de negligência, ou seja, negligências.Palavras-chave: Violência contra a pessoa idosa. Teresina-Pi. Centro de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (CEVI). Negligências.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Violência e cidadania In: Violência em debate. São Paulo: Ed. Moderna, 1997.

BATISTA et al. Envelhecimento e Dependência: desafios para a organização da proteção social.In: Coleção Previdência Social, v. 28. Brasília, 2008.

BEAUVOIR, Simone de. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BRASIL. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) lei nº 8.842/90.

______. Ministério da Justiça. Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Estatuto do Idoso. Poder Legislativo, Brasília, DF. 3 out. 2003.

______. Política Nacional de Assistência Social - PNAS. Brasília, 2005.

FALEIROS, Vicente de Paula. Violência contra a pessoa idosa: ocorrências, vítimas e agressões. Brasília: Universa, 2007. p.21-53.

GUIMARÃES, Simone de J. Violência como questão social: o cotidiano do idoso de Teresina.in : Jornada Internacional de Políticas Públicas, 3, 2007, São Luís. Anais. São Luís: UFMA, 2007, p. 1-10.

__________. Relatório Final de Pesquisa: Violência Contra o idoso de Teresina. Teresina, 2010.

IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default_sinopse.shtm. Acesso em: 17 jan. 2013.

MINAYO, Maria Cecília. Violência contra idosos:o avesso do respeito à experiência e à sabedoria. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.p.6-43.

NASCIMENTO, José Francisco do. Pais idosos e filhos negligentes: um estudo sobre a percepção do idoso sobre a violência silenciosa. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Teresina, 2009.

ODALIA, Nilo. O que é violência. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985 (Coleção Primeiros Passos. 85).

SAFFIOTI, Heleieth Iara Boniovane. Violência doméstica ou a lógica do galinheiro. In: Violência em debate. São Paulo, Editora Moderna.

PASINATO; Camarano; Machado. Idosos vítimas de maus-tratos domésticos: Estudo Exploratório das Informações dos Serviços de Denúncia. In: Anais. XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Caxambú- MG, 2004.

Downloads

Publicado

2017-03-27