BREVE ANÁLISE DE UMA PARCERIA SINÉRGICA: BRASIL E CHINA

Autores

  • Leila Bijos
  • Patrícia Caldas M. P. Ferreira

Resumo

O objetivo deste trabalho é propiciar uma revisão dos fatos históricos que marcaram, e ainda marcam as relações Sino-Brasileiras. Procura-se enfatizar o desenvolvimento das relações diplomáticas e comerciais travadas entre Brasil e China, observando a influência da globalização para o estreitamento das relações internacionais. Para esta análise serão consideradas correntes teóricas e suas contribuições bem como dados e informações do Ministério das Relações Exteriores e Palácio do Planalto. Ademais, procura-se informar ao leitor o estágio atual da cooperação Sino-Brasileira e seus possíveis desdobramentos.Palavras-Chave: Globalização; Relações Internacionais; Cooperação, Relações Bilaterais Sino-Brasileiras, COSBAN, Plano de Ação Conjunta.

Referências

BIJOS, Leila. LIMA, Tatiana Kelly. Integração Econômica da América do Sul:entre o discurso e as reais possibilidades de integração. Uma visão brasileira.IV Seminário de Pesquisa Interdisciplinar.Democracia e informação como ferramentas de exclusão e gestão: Um debate interdisciplinar.Universidade do Sul de Santa Catarina, SC, Brasil. 21,22 e 23 de maio de 2012.

FUJITA, Edmundo Sussumu. O Brasil e a Ásia do Leste - apontamentos para a construção de parcerias sinérgicas. In: Revista de Política Externa.Vol 20, nº2, Set/Out/Nov,2011.

FUJITA, Edmundo Sussumu. O Brasil e a China: uma parceria estratégica modelar.In: Revista política Externa. Vol.20.n.2 Set/Out/Nov ,2011.

NUSDEO, Fabio. Curso de Economia: Introdução ao Direito Econômico. 2 ed. revista. São Paulo: RT, 2000.

POCHMANN, Marcio. Qual desenvolvimento? Oportunidades e dificuldades do Brasil contemporâneo. São Paulo: Publisher Brasil, 2009.

SILVA, Roberto Luiz. Direito Comunitário e de Integração. Porto Alegre: Síntese,1999.

STIGLITZ, Joseph E. Globalização: Como dar Certo.São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Acesso à Internet

BRASIL. PALÁCIO DO PLANALTO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Principal parceiro comercial desde 2009 China amplia investimentos no Brasil. Disponível em <http://www2.planalto.gov.br/noticias/2015/05/principal-parceiro-comercial-desde-2009-china-amplia-investimentos-no-brasil> Portal Planalto Publicado: 19/05/2015 14h32. Acesso em 05.julho de 2015.

BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. O ESTADO DE S. PAULO.COSBAN. Comissão Sino Brasileira de Alto Nível do Concertação e Cooperação. Disponível em <http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/siglario2/c/COSBAN.html>.Acesso em 04 de julho de 2015.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Discurso do Vice Presidente Michel Temer por ocasião da abertura da IV sessão plenária da comissão Sino Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação - COSBAN. Disponível em <http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10344:discurso-do-vice-presidente-michel-temer-por-ocasiao-da-abertura-da-iv-sessao-plenaria-da-comissao-sino-brasileira-de-alto-nivel-de-concertacao-e-cooperacao-cosban-brasilia-26-de-junho-de-2015&catid=200&lang=pt-BR&Itemid=452>.Acesso em 03 de Julho de 2015.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Blog do Planalto. Pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff. Disponível em <http://blog.planalto.gov.br/plano-de-acao-conjunta-amplia-investimentos-em-infraestrutura-comercio-e-educacao/>Itemid=452

Downloads

Publicado

2017-03-27