IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO ENSINO JURÍDICO:UM ESTUDO VOLTADO AOS CURSOS JURÍDICOS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

Autores

  • Paulo Sérgio do Nascimento

Resumo

Considera-se a prática da pesquisa na docência do Direito como instrumento didático pedagógico. Diante disso, o presente trabalho investigativo teve como foco o seguinte problema: Como os docentes do curso de Direito da Cidade de Parnaíba, Estado do Piauí, estão trabalhando o ensino com pesquisa? Seu objetivo geral foi analisar a prática de ensino com pesquisa dos professores dos cursos de Direito na Cidade de Parnaíba, Estado do Piauí. Assim, tivemos os seguintes objetivos específicos: identificar a posição dos docentes acerca do ensino com pesquisa no ensino do Direito na Cidade de Parnaíba; conhecer as propostas metodológicas dos docentes dos cursos de Direito para o ensino com pesquisa na Cidade de Parnaíba; e identificar as dificuldades dos docentes no ensino com pesquisa na Cidade de Parnaíba. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica fundamentada, dentre outros, os seguintes autores: Bittar (2012), Bordenave e Pereira (2010), Santana (2010), Ghirardi e Vanzella (2009), Machado (2009), Freitas (2012); e uma pesquisa qualitativa, onde se aplicou um questionário a seis professores, sendo três professores de cada uma das duas instituições de ensino superior que ofertam o curso de Direito no Município sede da pesquisa. Constatou-se que o ensino com pesquisa no ensino do Direito já é uma realidade, porém, está em fase de assimilação entre os paradigmas Positivista e o Emergente do Ensino com Pesquisa. Este encontra na pesquisa um instrumento didático-pedagógico hábil a adaptar o Direito às demandas ditadas pela pós-modernidade.PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Direito. Didático-Pedagógico. Pós-modernidade.

Referências

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Publicado

2017-03-27