LEI MARIA DA PENHA: UM INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO, PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA À MULHER NA CIDADE DE FLORIANO-PI (2006 A 2014)

Autores

  • Jackeline Silva de CarvalhoLHO

Resumo

Este trabalho visa estudar a Lei Maria Penha, demonstrando sua relevância no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra à mulher vivenciada na cidade de Floriano-PI. O estudo trata das consequências desta lei na diminuição da violência doméstica no país. Partindo deste pressuposto este trabalho refletirá sobre a aplicabilidade e efetividade da lei no ordenamento jurídico brasileiro, a partir dos órgãos de atendimento e proteção à mulher como a Delegacia de atendimento à mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário da cidade de Floriano. Demonstrando, a partir destes órgãos, a aplicação da lei, dificuldades, impasses e obstáculos enfrentados por eles no combate à violência doméstica nesta cidade. Além disso, este trabalho refletirá a partir da visão das vítimas os motivos que as mantêm nestas relações e os fatores que contribuem para a sua libertação, mostrando que o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher é significativo para resgatar a dignidade e cidadania perdida em meio às cicatrizes da violência. Percebe-se então que a violência doméstica é um problema social e seu estudo é de suma relevância, já que contribuirá para o combate à violência e proteção da mulher.Palavras-chave: Mulher. Vítima. Violência Doméstica. Lei Maria da Penha.

Referências

BASTOS, Marcelo Lessa. Violência doméstica e familiar contra a mulher.Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1189, 3 out. 2006. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/9006>. Acesso em: 29 jan. 2014.

COSTA, Susana Guarita. Atuação do Ministério Público no combate a Violência Domestica contra a mulher em Floriano. Floriano, 20 nov. 2014. Entrevista concedida a Jackeline Carvalho.

COSTA, Ana Cleide da Conceição. O Papel da Lei Maria da Penha na diminuição da Violência doméstica e familiar contra a mulher. Floriano, 20 nov. 2014. Entrevista concedida a Jackeline Carvalho.

DIAS, Maria Berenice. A lei Maria da Penha na Justiça: A efetividade da lei 11.340/2006 de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. 3. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

HERMANN, Leda Maria. Maria da Penha com nome mulher: considerações à Lei nº 11.340/2006: contra violência doméstica e familiar, incluindo comentários artigo por artigo. Campinas: Servanda, 2007.

LUSTOSA, Flavia Pereira de Castro. Atuação da Defensoria Pública no combate a Violência Domestica contra a mulher em Floriano. Floriano, 17 nov. 2014. Entrevista concedida a Jackeline Carvalho

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ. Plano Geral de atuação Finalística: Procuradoria-Geral de Justiça construindo o nosso futuro 2014-2015. Teresina, 2014.

MOREIRA, Virginia et al. O estigma da violência sofrida por mulheres na relação com seus parceiros íntimos. Psicol.Soc. Vol. 23 no.2. Florianópolis, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em: 11 nov. 2014.

VIEIRA, Luana Alves Rocha. Atuação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no combate a Violência Doméstica contra a mulher em Floriano. Floriano, 25 nov 2014. Entrevista concedida a Jackeline Carvalho.

Cresce o número de violência doméstica contra a mulher no Piauí. Notícia. Disponível em:http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/03/cresce-o-numero-de-violencia-domestica-contramulher-no-piaui.html. Acesso em: 23 out. 2014.

Dados não refletem violência contra mulher no Piauí, diz coordenadora.Notícia. Disponível em http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/09/dados-nao-refletem-violencia-contramulher-

no-piaui-diz-coordenadora.html

Balanço da central de atendimento do ligue 180. Pesquisa.Disponível em http://www.spm.gov.br/noticias/spm-divulga-balanco-da-central-de-atendimento-amulher-2013-ligue-180. Acesso em 20 de setembro de 2014.

Downloads

Publicado

2017-03-27