Início » Coordenadoria da mulher » Coordenadoria da Mulher TJ-PI apresenta programa ‘Conta Comigo’ e busca parcerias

Coordenadoria da Mulher TJ-PI apresenta programa ‘Conta Comigo’ e busca parcerias

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A violência doméstica e familiar contra a mulher é um fenômeno social que atinge mulheres de todas as idades, raças/etnias, escolaridade, classe social e crença religiosa, em diversos aspectos de sua vida, constituindo-se em violação de direitos humanos.

Em Teresina, apesar das inúmeras ações que vem sendo empreendidas pelas diversas instituições que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher, cotidianamente tem-se a informação de novos casos sendo registrados.

Diante dessa realidade, e visando continuar contribuindo com o combate a este tipo de violência, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, através da Coordenadoria da Mulher, apresentou a proposta inicial do PROGRAMA CONTA COMIGO! às representantes do Sindicato dos Salões de Barbeiros e de Cabeleireiros, Institutos de Beleza e similares de Teresina – SINDIBELEZA, Adriana Veras, Liana Lopes e Elaine Mayra, do Sistema FECOMERCIO, Dr Valdeci Cavalcante, e do SENAC Piauí, Dra Elaine Dias, visando o estabelecimento de parceria para execução do mesmo.

 

O objetivo do Programa é capacitar profissionais de diversas áreas, iniciando junto aos profissionais da área da beleza, para que estes (as) sejam agentes multiplicadores (as) de informação necessárias ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a fim de reduzir os índices de mulheres em situação de violência, na capital, inicialmente.

Optou-se por dar início à execução deste projeto junto a profissionais do segmento da BELEZA, por considerar que em seus espaços de atuação os (as) mesmos (as) estabelecem diálogos sobre cotidiano, relações sociais e familiares, com suas clientes, que podem evidenciar entre outras coisas, o sofrimento causado por alguma violência a que mesma está sendo submetida no âmbito familiar.

Segundo o Vice Presidente e Coordenador da Coordenadoria da Mulher do TJPI, Desembargador Jose James, as ações preventivas são fundamentais dentro do atual contexto, onde o numero de mulher vítimas de Feminicídio no Estado tem alcançado índices muito expressivos.

A Assistente Social da Coordenadoria, Leina Mônica, informou que o Programa tem como referência uma ação desenvolvida pelo TJMS – Projeto Mãos emPENHAdas na violência contra a mulher – já reconhecido na capital Campo Grande.

MAIS FOTOS

 

FONTE: Coordenadoria da Mulher TJ-PI

Compartilhe: