Início » Coordenadoria da mulher » Comarca de Picos terá programa para reeducação de homens acusados de crimes de violência doméstica

Comarca de Picos terá programa para reeducação de homens acusados de crimes de violência doméstica

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) e a Comarca de Picos – Tribunal de Justiça do Piauí, firmaram termo de cooperação técnica para execução do programa “Reeducar: o homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Criado e desenvolvido em Teresina pela 10ª Promotoria de Justiça – integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) -, o programa trabalha com homens que respondem judicialmente pelo crime de violência doméstica e, ao longo de nove módulos (um por mês), promove encontros com palestras e discussões que levem à desconstrução da cultura machista.

Para execução em Picos, a promotora de Justiça e coordenadora do Reeducar, Amparo Paz, juntamente com a psicóloga do programa, Cynara Veras, ministraram capacitação técnica à equipe multidisciplinar do Fórum.

“Para nós, que idealizamos e executamos o projeto, é muito gratificante ver a expansão dessa ideia de desconstrução do machismo, através da reeducação e conscientização dos homens. Muitas vezes, por mais que sejam condenados em processos da Lei Maria da Penha, os homens não compreendem o que fizeram de errado e continuam com a postura machista e agressiva. O Reeducar foi pensado justamente para mudar essa realidade, fazendo com que os homens tenham a oportunidade de refletir sobre sua conduta e a necessidade da igualdade de gênero”, explica Amparo Paz.

Segundo José Francisco do Nascimento, assistente social do Tribunal de Justiça em Picos, o desejo de levar o projeto para o município surgiu de diálogo junto ao juiz Sérgio Luís de Carvalho Fortes, titular da 4ª Vara da Comarca de Picos, em que constataram a necessidade de se trabalhar uma mudança de comportamento com os homens envolvidos em contexto de violência doméstica.

“Nós sempre observamos a ausência de ações voltadas para os homens que respondem por esses crimes. Percebemos que o número de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher tem aumentado nos últimos tempos e buscamos uma forma de trazer esse projeto para Picos. A gente vê como algo muito importante para evitarmos que casos de violência se repitam, muitas vezes, por aquele mesmo homem”, afirma o assistente social.

Atualmente, tramitam no Fórum de Picos cerca de 600 processos de violência doméstica e familiar. Apenas neste ano já foram registrados 80 casos. A primeira edição do programa Reeducar na cidade deve começar em agosto, com a participação de 15 homens.

TERMO DE COOPERACAO

FOTOS

FONTE: Ascom MPPI

Compartilhe: