Início » Coordenadoria da mulher » Ações socioeducativas levam informação através dos NASFs

Ações socioeducativas levam informação através dos NASFs

Publicado por: admin

 
 

 

As assistentes sociais Leina Mônica Temóteo de Sousa e Daliane Fontenele, e a defensora pública Verônica Aciolly, participaram de palestra na manhã desta terça-feira, 07.03, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Vila da Paz (zona sul de Teresina).

A palestra abriu o calendário de atividades socioeducativas da 7ª Semana da Justiça pela Paz em casa. Até a quinta-feira, 09.03, profissionais do Núcleo Multidisciplinar da Lei Maria da Penha em Teresina, e mais um parceiro da rede, estarão nas demais NASF da capital, explicando o funcionamento da rede e dirimindo dúvidas. “Os NASFs representam um grande ponto de convergência das mulheres à procura de atendimento de saúde”, explica Daliane Fontenele. “não é raro que muitas delas, mascarando um tombo, um acidente doméstico, cheguem aos NASFs procurando ajuda. Para isso se torna importante que o profissional que aqui trabalha reconheça a gravidade da situação e saiba dar o encaminhamento necessário”, frisou.

Enfermeira no NASF da Vila da Paz, Elisabete Guerra foi uma das profissionais que participaram da palestra. Para ela, a questão da agressão vai além do que se convenciona “tradicional”. “Achei de suma importância, pois durante o ano frisamos sobre a violência contra a mulher, e essa palestra veio ampliar conhecimento, já que é dada por técnicos que entendem do assunto, que mostraram muitos desdobramentos. Hoje em dia muitos homens praticam a violência emocional, fazem a escravidão doméstica com suas companheiras, também os travestis, as mulheres que tem companheiras, tudo isso também recebe uma cobertura dessa rede de proteção da Delegacia da Mulher e das leis que as protegem, a elas e seus parentes”, ressaltou. Elisabete assinalou também a importância do NASF no âmbito da comunidade. “Ao detectarmos um caso que aqui chegue de violência doméstica, nos rapidamente acionamos a assistente social, que faz o devido encaminhamento”, explica.

O NASF da Vila da Paz atende também moradores de bairros circunvizinhos, como é o caso de Francisca Maria Ribeiro, moradora do bairro Redenção. “É uma oportunidade de esclarecer vários pontos para quem não conhece e também para quem convive com essa realidade e não tem coragem de revelar essas agressões físicas ou psicológicas. A pessoa aprende a ficar alerta quanto a procurar ajuda, e também a se defender, pois muitas vezes não consegue parar a violência em casa nem manter-se longe, em segurança” disse a auxiliar de enfermagem.

Sensibilização

As palestras seguem na terça-feira (08.03) e quarta-feira (09.03), respectivamente nos NASFs do Planalto Uruguai (leste) e Poty Velho (norte). Na sexta-feira (10.03) o juiz auxiliar da Presidência Antonio Oliveira tem um encontro no centro de treinamento da Diocese de Teresina (bairro Socopo) com cerca de cem padres, numa sensibilização junto ao clero para a questão da violência doméstica.

—–
Fonte: ASCOM TJPI

Compartilhe: