Início » Coordenadoria da mulher » Des. José James Gomes Pereira será reconduzido ao cargo de coordenador da Coordenadoria da Mulher nesta quarta-feira (16)

Des. José James Gomes Pereira será reconduzido ao cargo de coordenador da Coordenadoria da Mulher nesta quarta-feira (16)

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O desembargador José James Gomes Pereira será reconduzido ao cargo de coordenador da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), para o biênio 2019/2020, durante ato solene a ser realizado nesta quarta-feira (16), às 11h, no Gabinete da Presidência. A Coordenadoria da Mulher tem entre suas atribuições propor e executar ações voltadas ao aprimoramento da estrutura do Judiciário na área do combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Implantada em maio de 2016, a Coordenadoria da Mulher do TJ-PI tem entre suas principais realizações a organização e a coordenação das Semanas de esforço concentrado de julgamento dos processos no Programa Nacional “Justiça pela Paz em Casa”. Além disso, a Coordenadoria também promove eventos e campanhas institucionais direcionadas à prevenção e combate à violência contra a mulher, como a Campanha do Laço Branco (voltada à sensibilização dos homens que trabalham no TJ-PI acerca do tema), o Programa Conta Comigo (que capacita profissionais de diversas áreas, como a da beleza, para torná-los multiplicadores de informações necessárias ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher) e a Campanha Mais Vale Prevenir que Remediar (realizada junto às servidoras do TJ-PI).

Para o desembargador José James Pereira, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJ-PI vem desempenhando um importante papel no atendimento à Meta nº 08 do Conselho Nacional de Justiça, que trata do fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. O desembargador enumera algumas das metas da Coordenadoria no biênio que se inicia: instituição do Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Contra a Mulher do Estado do Piauí; instituição da Medalha do Mérito Juíza Regina Freitas; realização de três jornadas da Semana Pela Paz em Casa; capacitação continuada de servidores e magistrados e realização de ações de cunho educativo e preventivo voltadas à sociedade em geral.

Atribuições

Ainda dentre as atribuições da Coordenadoria estão: recepcionar os dados, as sugestões e as reclamações referentes aos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, promovendo os encaminhamentos e divulgações pertinentes; promover articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não-governamentais para a concretização dos programas de combate à violência doméstica; e garantir apoio material e humano aos juízes competentes para o julgamento dos processos relativos ao tema, aos servidores e às equipes multidisciplinares para a execução das ações do Programa Nacional “Justiça pela Paz em Casa”.

Compartilhe: