CGJ-PI participa do 1º Encontro de Formação de Multiplicadores de Lideranças Quilombolas do Piauí

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) participou, na manhã desta sexta-feira (12), do 1º Encontro de Formação de Multiplicadores de Lideranças Quilombolas do Piauí, promovido pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi). O evento reúne lideranças de mais de 100 comunidades tradicionais quilombolas do Estado e segue até este sábado (13), em Teresina. A CGJ-PI foi representada pelo magistrado Raimundo Holland, juiz auxiliar da Corregedoria.

Ao longo do Encontro, lideranças quilombolas estão debatendo temas como a regularização fundiária, produção e assistência técnica nos territórios, legislações, impactos ambientais de grandes projeto em desenvolvimento e educação quilombola.

O juiz Raimundo Holland ressaltou a importância do evento e, em especial, da discussão acerca da temática “Regularização Fundiária: Terra, Produção e Assistência Técnica nos Territórios Quilombolas”. “Promover a discussão da regularização fundiária junto a comunidades tradicionais, como os povos quilombolas, é também uma forma de incentivar o avanço da qualidade de vida nessas comunidades. A Corregedoria, por meio de seu Núcleo de Regularização Fundiária, está à disposição para dar sua contribuição nesse processo”, declarou o magistrado, também coordenador-geral do Núcleo de Regularização Fundiária da CGJ-PI.

Cleane Pereira da Silva, moradora do Quilombo Salinas, localizado em Campinas do Piauí, e integrante do Coletivo Nacional de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), fala sobre a necessidade de constante formação de multiplicadores nas comunidades tradicionais. “Esse tipo de encontro, que é realmente de formação, leva os jovens a reproduzirem essas informações em suas comunidades, contribuindo, assim, para que a luta das comunidades quilombolas seja mais fortalecida a cada dia”, relatou.

Realização
O 1º Encontro de Formação de Multiplicadores de Lideranças Quilombolas do Piauí contou com o apoio do Banco Mundial, PRO Piauí, Superintendência de Relações Sociais (Supres/Segov), Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Secretaria de Planejamento (Seplan).

Confira mais imagens do evento:

 

Juiz Auxiliar da Corregedoria, Raimundo Holland, ao centro da imagem.

 

Cleane Silva, moradora do Quilombo Salinas.