Início » Balcão Virtual » Coordenador do Opala-LAB apresenta avanços e resultados obtidos através da implantação e aprimoramento de ferramentas virtuais no TJ-PI

Coordenador do Opala-LAB apresenta avanços e resultados obtidos através da implantação e aprimoramento de ferramentas virtuais no TJ-PI

Publicado por: Marina Linard

 
 

Há dois anos e seis meses, o Tribunal de Justiça do Piauí implantava o Plenário Virtual, uma ferramenta que se tornou aliada do poder judiciário do Piauí diante dos novos tempos impostos pela pandemia da Covid-19,permitindo a realização das sessões plenárias de forma segura e eficiente para os jurisdicionados piauienses.

Desde a sua instalação, foram pautados 50.439 processos, dos quais 89% já foram julgados. Somente em 2021, foi apurado um total de 28.310 processos pautados, quase 10 mil a mais que em 2020.

Quanto aos julgamentos, em 2021 foram contabilizados 24.850 processos julgados, o que também equivale a quase 10 mil processos julgados a mais do que no ano de 2020, desta forma a produtividade no ano de 2021 teve um percentual de 92% e no ano de 2020, 85%.

Ainda este ano, também foi iniciada a implementação das ações da Justiça 4.0 no TJ-PI, por meio da implantação do Balcão Virtual, através do Provimento Conjunto nº35/2021, que é um sistema de atendimento virtual ao jurisdicionado, disponibilizado em página específica do sítio eletrônico deste Tribunal de Justiça, e que atualmente já se encontra implantado em todas as 263 unidades judiciais e administrativas do TJ-PI.

Também destacamos a implantação do Juízo 100% digital, por meio do Provimento Conjunto nº37/2021, que até agora , já se encontra funcionando em 123 unidade cíveis do TJ-PI, e até agora já foram judicializados 5.371 processos. De acordo com o desembargador Olímpio José Passos Galvão, que além de Coordenador do Laboratório de Inovação Opala-LAB, é Coordenador do Plenário Virtual, no 2º Grau, Coordenador do Programa Justiça Justiça 4.0 e Presidente do Comitê Gestor da TI deste Tribunal, até junho do próximo ano o juízo 100% digital será instalado em todas as unidades criminais do estado também. “Quero externar o meu agradecimento ao nosso Presidente, Desembargador Oliveira, por não medir esforços para o engrandecimento do Tribunal de Justiça do Piauí, apoiando de forma irrestrita todas as ações que visam ao aprimoramento destas revolucionárias ferramentas tecnológicas que muito tem contribuído para estes avanços já obtidos” destacou.

O desembargador também ressaltou, que na última sessão extraordinária do Pleno, realizada na última sexta-feira, dia 10/12/2021, foi aprovada por unanimidade a Resolução n.º 254/2021, que efetivamente criou os núcleos da Justiça 4.0 no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, que, de acordo a informação feita ao Conselho Nacional de Justiça, serão implantados até 31/03/2022.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email