Início » Coordenadoria da mulher » TJ-PI participa do projeto ‘Ônibus Lilás’ com ações de enfrentamento à violência doméstica contra mulher

TJ-PI participa do projeto ‘Ônibus Lilás’ com ações de enfrentamento à violência doméstica contra mulher

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Coordenadoria da Mulher, participou esta semana das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Ônibus Lilás’, que permitirá que as mulheres da zona rural da capital tenham acesso aos serviços jurídicos, assistência social, saúde e psicológico.

Segundo a juíza Viviane Kaliny, o principal foco da ação é conscientizar essas mulheres da zona rural sobre as diversas formas de violência contra mulher.

“E esse trabalho é feito em parceria com diversas instituições, cada um prestando os serviços de sua competência. Assim, o Tribunal de Justiça se fez presente, juntamente com a Defensoria Pública, CRAS, CREAS. Também são oferecidos serviços de beleza para as mulheres, como forma de elevar a autoestima”, destacou a magistrada.

O ‘Ônibus Lilás’ contempla as ações de um projeto maior, o ‘Mulher Viver sem violência’, do Governo Federal. “Este trabalho integrado acontece justamente no mês que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) propõe aos Tribunais a realização da Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa, que prioriza o julgamento de processos envolvendo violência doméstica contra a mulher. E mais, ocorre no período em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos, o que valoriza e muito as ações de todos os órgãos participantes”, frisou Viviane Kaliny.

O PROJETO
A equipe e programação do Ônibus Lilás foi desenvolvida em parceria com os municípios e órgãos da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. Entre as atividades, estão serviços da Defensoria Pública, do Ministério Público, Tribunal de Justiça e da Assessoria Jurídica do Centro de Referência Esperança Garcia. Também serão disponibilizados atendimentos da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e do Serviço Florescer, para mulheres e suas crianças.

Nesta sexta-feira (06/08), o ônibus está na Zona Sul, na Comunidade Cerâmica Cil: Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Compartilhe: