Início » Coordenadoria da mulher » Ação aproxima Oficiais de Justiça da realidade de casos de violência doméstica

Ação aproxima Oficiais de Justiça da realidade de casos de violência doméstica

Publicado por: admin

 
 

A Semana da Justiça Pela Paz em Casa deu continuidade às suas ações socioeducativas na manhã desta quarta-feira, 30.11, com uma “roda de conversa” na sede do Sindicato do Oficiais de Justiça do Estado do Piauí-SINDOJUS/PI (bairro Cabral). A organização da Semana procurou nesta edição uma aproximação maior com os oficiais de justiça, atores muito importantes no processo de intervenção do Estado nos casos de violência doméstica.

Falando aos presentes na abertura do encontro, o presidente do SINDOJUS, Maércio Maia, destacou a importância da reciclagem dos oficiais de justiça no trato do cumprimento de ações judiciais no âmbito da violência doméstica. “Esse encontro cumpre um papel muito importante em razão do oficia de justiça ser o agente público que materializa o cumprimento dos mandados, isso requer uma instrumentalização para saber lidar com o agressor e também com a vítima da forma mais adequada da maneira mais eficaz possível” pontuou Maia. “Até o momento, as engrenagens que fazem parte do cumprimento da lei ’Maria da Penha’ sentiam a necessidade dessa interação com o Núcleo Multidisciplinar, já que todo esse processo envolve o psicológico, o afetivo, podendo gerar desdobramentos que agravem mais ainda a situação”, enfatizou.

A assistente social Cibele Holanda, uma das organizadoras da roda de conversa enfatizou que muitas vezes o oficial de justiça é o primeiro a travar contato, de imediato, com o problema familiar, daí a importância de saber lidar com a situação. “Os oficiais de justiça são os que tem o primeiro contato, muitas vezes eles sentem na pele, dentro do cenário, a violência doméstica”, explica Cibele, que também ressaltou a necessidade de tirar dúvidas e criar um canal de interlocução dos oficiais com a Secretaria e os profissionais do Núcleo. “Existem algumas dúvidas deles a respeito do cumprimento dos mandados, das medidas protetivas, mas também é preciso pensar na ótica de humanizar o trabalho desempenhado por eles.”

Audiências

 

Paralelamente às ações socioeducativas, 116 processos devem ser apreciados até o dia 02.12, sendo 76 instruções (novos processos) e 40 preliminares (já existentes). O esforço concentrado acontece também nos núcleos de Parnaíba e Picos, assim como em comarcas do interior onde haja processos dessa natureza. Em Teresina, participam do esforço concentrado da Semana o titular da 5ª Vara Criminal (Lei Maria da Penha), José Olindo Gil Barbosa, dois juízes, três promotores e três defensores públicos, além de demais servidores.

GALERIA DE IMAGENS

—–
Fonte: ASCOM TJPI

Compartilhe: