Início » Coordenadoria da mulher » TJPI lança cartilha informativa contra violência doméstica

TJPI lança cartilha informativa contra violência doméstica

Publicado por: admin

 
 

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, apresentou em sessão solene nesta sexta-feira, 24 de maio, a cartilha “Rompendo o Silêncio e Transformando Vidas”, elaborada pelo núcleo multidisciplinar, formado por assistentes sociais, psicólogos e estagiários que atuam no Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

A cartilha é objeto de informação à todas as mulheres, sendo estas vítimas de violência doméstica ou não, pois é um manual que trás um mapa da violência em nossa capital, fornece dados estatísticos e apresenta diagnóstico, com a finalidade de orientar a denunciar e combater a violência doméstica.

A Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, abriu a solenidade falando da satisfação de dar um passo importante no combate à violência contra mulher no dia em que faz três anos da criação deste Juizado Especial, o qual vem se empenhando e mostrando bons resultados em prol da mulher, e encerrou enfatizando a condição da mulher na sociedade: “a mulher não quer ser melhor que o homem, quer ser apenas tratada como igual, não porque está na Constituição, e sim por condição de ser humano”.

O juiz titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Teresina, Dr. Olindo Gil Barbosa, mostrou a cartilha ao público e às autoridades presentes, falou de resultados e dados estatístico de medidas protetivas, audiências e processos julgados pelo JECC, e agradeceu a todos os estagiários, servidores e magistrados que fazem parte deste trabalho.

O Desembargador Pedro de Alcântara Macêdo, responsável pela Coordenadoria da Mulher falou também sobre a importância de trabalhar a erradicação da violência doméstica: “infelizmente vivemos momentos de violência, uma em cada cinco mulheres são agredidas diariamente, portanto precisamos de políticas públicas para reduzir e combater esta realidade".

A solenidade foi prestigiada pelos Desembargadores Joaquim Santana Dias Filho e Sebastião Ribeiro Martins. Além do público em geral, participaram magistrados, promotores, servidores e autoridades, as quais destacamos Dra. Francisca Ramos, representando a Diretora da Coordenadoria Municipal da Mulher Luci Silveira, as vereadoras Rosário Bezerra, Graça Amorim, Teresa Medeiros e Teresa Brito da Comissão de Assuntos da Mulher da Câmara Municipal de Teresina, e a Delegada Maria Vilma Alves da Silva da Delegacia de Proteção dos Direitos da Mulher. O evento contou também com a apresentação do coral Vox Justitia, formado por servidoras e esposas de magistrados do TJPI e regido pelo maestro Samuel Andrade.

—–
Fonte: Ascom/TJPI

Compartilhe: