Início » Coordenadoria da mulher » Campanha ‘Laço Branco’ mobiliza os homens pelo fim da violência contra a mulher

Campanha ‘Laço Branco’ mobiliza os homens pelo fim da violência contra a mulher

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

A campanha ‘Laço Branco’, promovida em 6 de dezembro, marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, pontuado pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007. A ação reforça o papel de toda a sociedade para o alerta e a denúncia de casos de violência contra a mulher e busca sensibilizar os homens para também lutarem contra as diversas formas de violência.

 

 

A campanha ‘Laço Branco’ integra a jornada dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, movimento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fortalecer o compromisso com políticas de promoção de igualdade de gênero e coibir a violência doméstica.

 

Historicamente, a data de 6 de dezembro como dia símbolo teve início a partir de um episódio de violência ocorrido neste mesmo dia, em 1989, quando um homem armado invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal e pediu para que todos os homens que estavam no ambiente se retirassem, antes de tirar a vida de 14 mulheres e a sua própria.

 

Em uma carta de três páginas encontrada no bolso de sua jaqueta, o perpetrador alegava lutar contra o feminismo e descreveu suas razões para o ataque, incluindo sua revolta contra as feministas por buscarem mudanças sociais. O crime comoveu a sociedade e gerou um amplo debate na opinião pública, fazendo com que um grupo de homens canadenses se organizasse para a criação de uma campanha contra a violência de gênero. Eles elegeram o laço branco como símbolo e assim lançaram a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign).

 

Trabalhando junto a diversos órgãos das Nações Unidas, em especial o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e em parceria com organizações de mulheres, a Campanha ‘Laço Branco’ hoje está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, e é apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.

 

A secretária executiva da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (CEVID/TJ-PI), Fernanda Torres Pio, afirma que, tão importante quanto não praticarem a violência, é necessário que os homens concretizem práticas para a cultura de uma sociedade equânime. “A missão da Campanha ‘Laço Branco’ é justamente despertar e envolver os homens para o combate das mais diversas formas de violência contra as mulheres, uma vez que o ato físico não é a única expressão. A eliminação da violência de gênero depende de que os homens participem ativamente da luta, através de diálogos e ações como essa campanha”, comenta.

 

Compartilhe: