Início » Coordenadoria da mulher » TJ-PI: ‘Semana da Justiça Pela Paz em Casa’ terá ações efetivas contra a violência doméstica

TJ-PI: ‘Semana da Justiça Pela Paz em Casa’ terá ações efetivas contra a violência doméstica

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (Tj-PI), através da Coordenadoria da Mulher, lançou nesta segunda-feira (21/08) a 8ª edição da semana da Justiça Pela Paz em Casa. O evento acontece até a próxima sexta-feira (25/08) em Teresina, Parnaíba e Picos, e outras oito Comarcas, devendo realizar mais de 500 audiências de processos de violência doméstica.

Coordenador da Semana no TJ-PI, o Desembargador José James ressaltou a importância da temática e como o Tribunal se organizou para atender a essa demanda do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E em seu discurso, evidenciou o poder da mulher e sua força.

“O Tribunal vai empreender não só um esforço concentrado no sentido de julgar os processos de violência doméstica que estão em andamento, mas também ações sociais, educativas e de orientação às mulheres em situação de risco. Nós temos uma rede de trabalho composta pela Secretaria de Segurança, Secretaria de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, OAB-PI e órgãos do Executivo e Judiciário empenhada em minorar os crimes nesta área. O problema é gravíssimo e requer ações efetivas envolvendo várias equipes multidisciplinares para que se tenha um resultado efetivo”, afirmou o Desembargador José James.

Durante a abertura da Semana da Justiça Pela Paz em Casa alunos se apresentaram cantando músicas cujo tema era o combate à violência doméstica. Também foram apresentadas ações da interiorização da Lei Maria da Penha e do projeto Maria da Penha nas Escolhas, organizadas pelo Ministério Público.

Policiais parceiros no combate aos crimes de violência doméstica e familiar foram homenageados com certificados. Ainda foi lançado o livro Desvelando o cotidiano e seus múltiplos desafios, cuja temática remete aos desafios enfrentados pelas mulheres dia após dia.

“Ao todo serão realizadas cerca de 300 audiências marcadas e também julgamentos em Teresina, 203 em Parnaíba e 34 em Picos, mostrando que o trabalho será grande”, complementa o Desembargador José James.

VEJA A PROGRAMAÇÃO
22/08 – Ação social em parceria com a Justiça Itinerante
Local: Bairro Vila Operária/Teresina (8h às 12h)
Audiências concentradas na manhã e tarde

23/08 – Realização do Projeto Roda de Conversa com ‘Mulheres de Negócios’
Local: Sala das Câmaras Reunidas no TJ-PI (15h às 17h30)
Audiências concentradas na manhã e tarde

24/08 – Roda de diálogo com os policiais civis de Picos
Local: Cidade de Picos (15h às 17h)
– Realização do Projeto Paz na Ilha/Região de Parnaíba
Local: Cidade de Ilha Grande (14h às 18h)
Audiências concentradas na manhã e tarde

25/08
Audiências concentradas na manhã e tarde

FOTOS

 

 


FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe: