Notícias Crônica (21/08/2012 - 20:55)      

Advogada publica Crônica sobre Planos do Corregedor

A Advogada, Cronista e Bloguista do Portal AZ Carol Jericó publicou na última terça feira, 21/08 em seu Blog " Nos Bastidores da Justiça" do conceituado Portal, uma entrevista com o Corregedor Geral de Justiça do Estado Piauí Desembargador Francisco Paes Landim Filho.

Veja na íntegra:

 

“Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes caixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais”..


..“Se tubarões fossem homens eles cuidariam para que as caixas tivessem água sempre renovada e adotariam todas as providências sanitárias, cabíveis se por exemplo um peixinho ferisse a barbatana, imediatamente ele faria uma atadura a fim que não morressem antes do tempo. “Curto e grosso, só então haveria civilização no mar, se os tubarões fossem homens”.
Será?
Trecho Texto: Bertold Brecht

Depois da matéria com Doutor Almir Tajra, percebi que poderia “petulantemente” avançar meus questionamentos e procurar soluções no âmbito dos Tribunais.

Desta forma, obedecendo ao Princípio do Duplo Grau de Recurso, dirigi-me ao Tribunal de Justiça, a fim de conversar com o Corregedor Desembargador Francisco Paes Landim (nas conversas informais que tive com os juízes, o nobre Desembargador foi citado.Motivo:o corregedor seria responsável pelos juízes de primeira instância) .

Pensei: Como chegarei até ele?!

Verdade seja dita: têm pessoas, “hum hum”, que exercem as ditas funções públicas – e que só estão ali por causa dos nossos votos (ou dos nossos impostos) - mas que se sentem o próprio Mick Jagger. (a propósito,o desembargador Francisco Paes Landim é um homem simples, gentil e acessível ).

Celebridades ou Superstar?

Aviso para as celebridades ou Superstar que exercem um minúsculo poder provisório (Lembrem-se até Napoleão perdeu a guerra). Peço gentilmente para “caírem na real” com o tal “delírio do poder”,  tudo é do povo.Tour de proriétaire!!

Eu, qualquer dia – jocosamente - pedirei autógrafo para “essas figurinhas delirantes”.Que se acham donos dos mandatos” ou das “função públicas”. Duvidam que a Pequena , “um dia qualquer” ,peça um autógrafo para as Celebridades do Poder Público? Duvidam, duvidam, duvidam? Hein? E se eu for presa (por desacato), por favor, chamem o... TIM Maia! (o pior é que a telefonia não ajuda).

Pois bem, fiquei a noite inteira pensando, pensando, pensando e pensando, numa maneira de conversar com Corregedor de justiça TJ/PI. Eita! Começou a minha imaginação hiper/ultra/mega fértil a funcionar, em plena madruga.

Imaginei o seguinte: simular um suicídio. Mas como? Ora, escalaria o prédio do TJ e chegando ao topo, gritaria histericamente: “Ei, ei, ei, povo dessa cidade, vou me matar!” (haveria pessoas que iriam dizer: “vai tarde, Pequena.”.. Afinal, já até recebi ameaças pelo telefone essa semana... Quem souber, morre!).

Aí nesse momento chegariam os repórteres de todas as emissoras nacionais e quiçá internacionais (imaginem eu sendo a capa do NY Time.Título: She just want to talk about the problem of justice!) O prédio seria cercado pelo corpo de bombeiros, BOPE, e até pelo Capitão Nascimento, sei lá, todos, todos! 

Ah,não esquecendo da Cia e do FBI!

Nesse momento ,eu seria o centro das atenções. Que luxo! (pediria até um amigo estilista - Maurício Georgevitch - para desenhar um modelito estilo “Kate Mahoney ,hum,sei!”). E não esquecendo é obvio, do “Negociador”, peça fundamental. Ele (o negociador) perguntaria sobre a minha exigência,e eu diria: “Eu apenas quero falar com o Corregedor, o Desembargador Francisco Paes Landim sobre os problemas do judiciário do Piauí.

Pronto! Plano perfeito! Irei executar,eu acho.

Ao amanhecer , minha irmã entrou no meu quarto e perguntou o motivo das minhas olheiras e do meu olharespantado” e questionou: “Dormiu pouco”? Eu disse que sim, porque passei a noite “bolando um plano infalível”, a fim de falar com o Corregedor/TJ/PI ,e –ingenuamente- relatei o tal plano.(sinistro!).

Ela olhou-me com uma cara de “vixe, pirou de vez!” - e disse pacientemente: “Menina, liga para o assessor de imprensa do T.J/PI e pede para conversar com o Desembargador. Deixa de loucura, senão te coloco na Casa de Custódia”. (nãoooooooo!!! Tudo menos a Custódia /Custosa!!!).

Peguei o telefone e liguei. O assessor de imprensa – gente boníssima – disse-me: “Doutora, esteja no Tribunal segunda pela manhã, que você poderá falar com o desembargador”.

Simples, não?!

Por que eu não pensei nisso antes? Finjam que não leram o plano do suicídio, por favor! É segredo!

Quando foi no dia marcado, liguei para o Telsírio Alencar, assessor de imprensa da corregedoria , e ele disse:“Doutora espero a senhora no gabinete do desembargador ás 09:00 horas”.

Antes de entrar no gabinete, o assessor de imprensa informou-me sobre a página na internet, e principalmente, o que se refere à Corregedoria. (um veículo muito eficaz para o cidadão).

E relatou que: logo teria no Tribunal de Justiça uma espécie de balcão informativo. Tudo terá como fundamento o Principio da transparência e do acesso à informações.(o Telsírio Alencar um homem muito dinâmico ,valeu!)

Gostei da ideia! Transparência do Poder Judiciário! opa! Gloria Deus nas alturas e paz na terra para os homens de bom coração.

Eu disse que seria importante a população saber das informações, e que o nosso TJ /PI deveria dar exemplo. Até comentei com uma moça - muito simpática - que estava na sala, que o TJ/RS tem sido exemplo em suas decisões inovadoras e justas. E que os Desembargadores do TJ /RS estavam muito “antenados” com os dias atuais e até mesmo com as diversas mudanças e evolução social, já que a própria lei não acompanha.

Uma chatice, permitam-me: o crime de manter casa de prostituição existe. Sobre o caso envolvendo Beth Cuscuz, todo mundo sabe e sabia da existência,parece-me que até permissão para o funcionamento existia(hã!), e depois de anos e anos decretam as prisões.Eu não entendi? Mas,“Dura lex, sed Lex”.Psiu! Silêncio..ok?!

Na boa, o que deve ser coibido é: a exploração do homem pelo homem. Trabalho escravo, seja nos campos, nas casas de família, nos prostíbulos e até nas grandes empresas. No mais, tudo é paradoxal!

Deve ser proibido também as transferências de presos da comarca de origem, sem o consentimento do Juiz..

Um preso- acolá- que estava no 25º DP, foi para Casa de Custódia e agora está em Esperantina. 
Eu disse Esperantina. Hum,e a culpa é de quem?Já sei, do Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil.(tenho que ficar calada, sob pena de de de de...!Ditadura!).

Momento de reflexão extra pauta: “Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente.” (Sócrates)

Sim, voltando para o nosso Desembargador.

A secretária – educadamente – disse para eu entrar no gabinete para conversar com o Nobre Desembargador.

Entrei, cumprimentei-o e informei-lhe o meu objetivo, qual seja, melhorar o sistema e a vida da justiça, e relatei as minhas andanças nos “Bastidores da Justiça” e as inúmeras reclamações. Perguntei sobre as possíveis soluções. Ele -sutilmente –respondeu... Com a palavra o Desembargador Paes Landim


Um homem Sereno.

“Doutora Carol Jericó, nós temos um plano de gestão para executarmos aqui na Corregedoria. O primeiro grande projeto: um diagnóstico estratégico de toda a primeira instância do Estado do Piauí. Nós temos 157 unidades judiciais em todos os Estados. Acabamos de fazer esse diagnóstico, resta tão somente Teresina (capital), que iremos terminar essa semana, até o dia 20 de agosto de 2012.

Assim toda comarca de Teresina estará inspecionada. Trata-se de inspeção judicial feita pela Corregedoria Geral em todas as comarcas e unidades judiciais do Estado do Piauí, a fim de levantarmos em termos estatísticos toda a realidade institucional. A partir desse levantamento vamos elaborar um relatório. E com isso saberemos como gerenciar as Comarcas. 

Então é: ver, conhecer e gerenciar. Depois da pesquisa e do relatório, vamos reunir toda a magistratura para discutirmos as prioridades, quais são os projetos estratégicos. E o relatório sobre as dificuldades será publicado para que toda a sociedade civil conheça a situação.”

Interrompi por um instante o Desembargador e perguntei: “Quem elaborou esse projeto?”

-Ele respondeu: “A nossa equipe”.

E continuou: “Esse é um relatório que abrange toda as comarcas, todos os cartórios e até os presídios. Diagnóstico de tudo.


E nossa prioridade abrange: a falta servidores, a falta de juízes, e o déficit também de natureza material. Um parque tecnológico moderno.Treinar juízes para serem gestores.Informatizar cartório, e HUMANIZAR AS PRISÕES.

E isso são soluções que temos que ter, e são soluções que devem se discutidas e levadas à Presidência do Tribunal, bem como ao C.N.J. Nosso trabalho é grande. Temos um fundo em reserva dado pela Emenda Constitucional 45 que é constituído pelas custas recolhidas.E esse fundo dá para cobrir as principais demandas. O poder judiciário está precisando de gestores.”

Perguntei o que ele achava do CNJ, ele respondeu: “Esse órgão desempenha um grande papel no judiciário. Doutora, divulgue tudo isso. Estamos abertos à toda imprensa.”

No final da conversa, eu disse: “Excelência, vou ficar de olho”.

Ele respondeu: “Doutora, a senhora deve ficar de olho, sim”. Então retruquei: “Essa frase será o nome da matéria, Fique de olho!” Ele olhou-me e sorriu, concordando com o titulo, penso eu.

Por fim, foi muito bom estar com o Desembargador Francisco Paes Landim e saber que: ele é um homem que está - sem dúvida - com vontade de mudar a Cara do Judiciário do Piauí. E Mudar para melhor.

Agradeço ao assessor de imprensa- Telsírio Alencar- pela atenção. Obrigada,mesmo! E bom trabalho. Eu ficarei “de olho” nas futuras mudanças que ocorrerão no nosso Poder Judiciário. E vocês?


Fonte: Por Carol Jericó