Notícias Inclusão (14/12/2015 - 14:00)      

Corregedoria doa lixo eletrônico a ONG MP3

A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) doou, nesta segunda-feira (14), material eletrônico inservível para o Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), Organização Não Governamental que atua na área de inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco. Os itens doados serão utilizados em aulas práticas do curso de Montagem e Manutenção ofertado pela entidade.

Foram doados materiais como aparelhos de televisão, aparelhos de som, aparelhos de DVD, monitores, CPUs, videogames, aparelhos de som automotivo, liquidificadores, sanduicheiras e ventiladores.

Após realização de inventário e manifestação positiva dos magistrados titulares das unidades judiciárias às quais se encontravam atrelados os bens em questão sobre as destinações sugeridas,

o descarte de bens apreendidos e custodiados no Depósito Judicial da comarca de Teresina foi autorizado pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, em atenção ao Processo Administrativo nº 0000443-20.2015.8.18.0139, impetrado pela chefia do Depósito Judicial.

A decisão do corregedor-geral de Justiça levou em consideração a necessidade de desafogar o Depósito Judicial e de otimização do espaço físico; risco de deterioração dos processos que se encontram no Depósito juntamente com bens apreendidos, sem devido acondicionamento por falta de espaço; e a Resolução nº 63 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina às Corregedorias que adotem "medidas administrativas no sentido de impedir que os autos de processos ou procedimentos criminais sejam baixados sem prévia destinação final dos bens neles apreendidos".

No caso do lixo eletrônico, segundo a analista judicial Vera Lúcia Maia da Silva, chefe do Depósito Judicial, trata-se de bens inservíveis, de pequeno valor e desatrelados dos processos a que se referiam.

MP3

Criado em 2004, o MP3 tem sede no bairro São Pedro, na zona Sul, e oferece atualmente os cursos de Informática, Montagem e Manutenção, e Robótica. Os cursos tem duração de três meses e cada período são beneficiados cerca de 200 crianças e adolescentes por turno. O MP3 também utiliza a arte e o esporte como instrumento de transformação social.

 

 

 




Fonte: Vanessa Mendonça