Notícias Aperfeiçoamento (11/03/2016 - 08:23)      

EJUD realiza em abril o II Congresso do Judiciário Piauiense, em Picos

A Escola Judiciária – EJUD realiza de 14 a 16 de abril na cidade de Picos (315 km de Teresina) o II Congresso do Judiciário Piauiense, com o tema “As perspectivas do novo Código De Processo Civil para a sociedade piauiense e os desafios para o Judiciário no século XXI”.

O Congresso pretende refletir sobre os inúmeros questionamentos em relação às mudanças do novo CPC e os novos desafios do Judiciário no século XXI. Tem como público-alvo magistrados, servidores, membros do Ministério Público e Defensoria Pública, advogados, estudantes e demais operadores do Direito. O objetivo é promover a difusão e integração dos conhecimentos sobre os novos desafios do Judiciário no contexto da modernidade.

A abertura do congresso contará com conferência-magna do professor-doutor Salomão Amaral Viana, graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSal). É também especialista em Direito Processual Civil pela Fundação Faculdade de Direito da UFBA.

Entre os outros palestrantes estão o juizes Manoel de Sousa Dourado, Tiago Aleluia, Thiago Brandão de Almeida e Antonio Oliveira; o defensor público Juliano Leonel, o procurador da Prefeitura Municipal de Teresina, Cláudio Rêgo e a professora-doutora da UEMA/UESPI Valténia Alvarenga.

Durante o Congresso haverá o lançamento do livro “Discursos e orações – Meus Sonhos, Meus Pensamentos”, de autoria do desembargador José James Gomes Pereira, atual diretor da EJUD. O trabalho terá apresentação de Ozildo Batista de Barros. A organização também apresentará as presenças dos conselheiros Norberto Campelo e Fabiano Silveira, do Conselho Nacional de Justiça, bem como da ministra Nancy Andrighi.

Para o desembargador José James, a realização do II Congresso do Judiciário Piauiense na cidade de Picos “ representa a necessidade e interiorização e descentralização das atividades da EJUD, a fim de melhor oferecer o aperfeiçoamento necessário a servidores e magistrados, sem prejuízo à prestação jurisdicional acarretada pelo deslocamento para a capital. Desta forma, o congresso visa também atingir as diversas esferas da sociedade em toda sua plenitude, dando visibilidade às atividades da EJUD e do próprio Poder Judiciário, de forma a colocá-lo mais próximo da sua atividade-fim, que é a prestação jurisdicional de qualidade”, finaliza o desembargador José James.

Homenagens

Durante o II Congresso do Judiciário Pieuiense em Picos receberão homenagem, na forma da comenda “Desembargador Tomaz Gomes Campelo, o presidente e corregedor-geral eleitos para o biênio 2016-2018, respectivamente, desembargadores Erivan Lopes e Ricardo Gentil Eulálio, filhos da região; o governador Wellington Dias e a vice-governadora, Margareth Coelho; a secretaria estadual de Educação, Rejane Dias, e o prefeito de Picos, padre Walmir Lima.


Fonte: Ascom TJ-PI