Notícias Toth (30/04/2016 - 08:37)      

Corregedor conhece sistema de correição extrajudicial online

 

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, realizou visita técnica nesta sexta-feira (29) ao Cartório Almendra, em Parnaíba (a 340 km de Teresina), para conhecer o sistema Toth, programa informatizado que permite a realização de correições extrajudiciais online. Participou ainda da atividade o magistrado Marcelo Mesquita, titular da 2ª Vara Criminal de Parnaíba e diretor de informática da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O sistema foi apresentado pelo tabelião Oswaldo Almendra, que procedeu a simulação de uma correição extrajudicial utilizando o sistema. Com o Toth é possível, além de realizar correições com maior celeridade, armazenar dados sobre essas correições, possibilitando o resgate de tais dados quando de uma nova correição.
"Além de agilizar o procedimento da correição, esses sistema permite a comparação imediata em relação às constatações feitas anteriormente. Por exemplo, um livro rasurado, alguma falha", comentou o corregedor após a apresentação do sistema, ressaltando que o Toth será repassado gratuitamente ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).

No mês de março, a Corregedoria Geral da Justiça implantou mudanças no sistema Correições/RMA viabilizando a realização de procedimentos correcionais ordinários judiciais via Themis, sistema informatizado de acompanhamento processual do TJ-PI, tornando desnecessária e remessa de relatórios e processos físicos à Corregedoria.
Já as correições das serventias extrajudiciais, que devem ser feitas quando da realização das correições ordinárias (anualmente, no primeiro trimestre de cada ano), ainda acontecem em meio físico.

 


Fonte: Vanessa Mendonça