Notícias Tecnologia (19/05/2016 - 09:44)      

Com investimento de mais de R$10mi, TJPI atualiza parque tecnológico para chegada do PJ-e

Com intuito de atualizar o parque tecnológico existente, atendendo as novas demandas de processamento e armazenamento de dados, inclusive para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, determinou através do Processo Licitatório 28/2015 (9 lotes, entre março e dezembro de 2015) a aquisição de moderno parque tecnológico para o Poder Judiciário piauiense através de recursos do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário (FERMOJUPI).
A modernização contempla o atual datacenter (ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes, como sistemas de armazenamento de dados – storages, ativos de rede – switches e roteadores) garantindo a disponibilidade de equipamentos que rodem sistemas fundamentais para as atuais demandas, bem como treinamento de pessoal e garantias de software com respectiva licença de uso. O investimento do TJPI foi de R$ 10.058.026,09 (dez milhões, cinquenta e oito mil, vinte e seis reis e nove centavos).Segundo o desembargador Raimundo Eufrásio, esse investimento representa um avanço imprescindível à modernização e otimização das atividades do Poder Judiciário do Piauí, viabilizando aos operadores do Direito e à sociedade piauiense, a médio prazo, a garantia de modernos e seguros meios de salvaguardar a memória judiciária, tendo assim meios eficazes de resolução de conflitos, sobretudo com a diminuição do tempo de duração do processo, a partir da implantação do Processo Judicial Eletrônico.

O novo parque tecnológico contempla desde a segurança na alimentação da rede elétrica, através de dois no-breaks de 32 KVA que fazem a mudança segura de rede (da subestação TJPI para gerador), caso haja interrupção do fornecimento normal de energia, até novos hardwares e softwares voltados ao armazenamento e integridade de dados, itens indispensáveis à implantação do PJ-e. A capacidade de storage (armazenamento) foi ampliada de 160 para 450 terabytes.

Vanguarda

O secretário de Tecnologia da Informação, Agnaldo Abreu Almendra, ressalta que este foi o maior investimento feito até hoje em parque tecnológico de informática, o que garante uma atualização com alto poder de processamento e armazenamento de dados. Para ele, “a aquisição coloca o TJPI em posição de vanguarda no cenário nacional em recursos computacionais, viabilizando em definitivo a implantação do Processo Judicial Eletrônico, além de outros projetos de modernização do judiciário. Agora não tempos apenas uma sala cofre para proteção física de dados, mas sim um aparato de hardwares e softwares capazes de dar sustentabilidade tecnológica à atividade finalística do TJPI”.


Fonte: Ascom TJ-PI