Notícias Melhorias (08/06/2016 - 13:49)      

Corregedor reúne-se com juízes das Varas de Família de Teresina

O corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Ricardo Gentil Eulálio, reuniu-se nesta quarta-feira (8) com os juízes das Varas de Família e Sucessões de Teresina para tratar sobre as demandas da área. Até sexta-feira, o corregedor realizará reuniões setoriais com magistrados das Varas Cíveis e de Registro Público, além de Juizados Especiais e Turmas Recursais, todos da Capital, com o mesmo objetivo. A proposta do corregedor é criar conselhos permanentes de discussões acerca das melhorias possíveis ao Judiciário por área de competência.

Inicialmente, Ricardo Gentil Eulálio afirmou aos magistrados que está entusiasmado com a tarefa de comandar a Corregedoria Geral da Justiça, ressaltou a boa equipe que integra o órgão e ressaltou que o modo de gestão pretendido é o “da colaboração, do apoio e do diálogo”. “A escolha das Varas de Família para nossa primeira reunião não foi à toa. Sabemos de seu clamor social. Nosso objetivo é melhorar a gestão, avançar em virtualização. Mas não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos ter a resposta de vocês”, disse o desembargador aos magistrados.

Entre as demandas apresentadas pelos juízes, destaca-se a necessidade de aceleração da implantação do Processo Judicial Eletrônico, apoio via designação de juiz auxiliar e oferta de qualificação para servidores e magistrados.

O corregedor adiantou que está sendo estudada a possibilidade de criação de um Conselho Consultivo reunindo, além de magistrados, representantes de órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil para debater questões pertinentes ao Judiciário e buscar soluções aos problemas enfrentados pela Justiça.

Além dos magistrados das Varas de Família de Teresina, participaram também da reunião os juízes auxiliares da Corregedoria, Júlio César Garcez e Melissa Pessoa.


Fonte: Vanessa Mendonça