Notícias Gestão (05/07/2016 - 14:12)      

NAVT inicia trabalhos na 5ª Vara Cível da comarca de Teresina

O Núcleo de Apoio às Varas de Teresina (NAVT), que integra a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), abriu nesta terça-feira (5) as atividades de auxílio à Secretaria da 5ª Vara Cível da comarca de Teresina. O grupo realiza disgnóstico sobre o funcionamento das secretarias das unidades judiciárias em que atua e, por meio da execução de atividades de secretaria, capacita os servidores quanto à aplicação dos novos Manuais de Rotina de Varas Cíveis e Criminais, implantados pela CGJ-PI, levando a uma melhoria de produtividade.

Dentre as atividades realizadas pelo NAVT estão baixa de processos, expedição de documentos, juntada de mandados, conclusão de processo, organização e envio de caixas-arquivo padronizadas ao Arquivo Judicial, por exemplo. “Muitos servidores ainda desconhecem certas ferramentas e rotinas. O NAVT apresenta esses instrumentos na prática. Com a padronização e a racionalização do trabalho, a partir da aplicação dos Manuais de Rotina, ganha-se agilidade e, consequentemente, há maior presteza no serviço oferecido ao jurisdicionado”, declara Socorro Carvalho, uma das coordenadoras do NAVT.

Durante a abertura dos trabalhos na 5a Vara Cível, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, destacou a importância de essas novas rotinas produtivas serem mantidas pelos servidores após a conclusão das atividades do NAVT. “Nosso objetivo é reforçar o Núcleo, mas é necessário que haja o compromisso de manutenção nas unidades judiciárias beneficiadas para que esses ensinamentos e essas práticas sejam replicadas diariamente”, declarou.

A juíza auxiliar da CGJ-PI Melissa Pessoa reforçou a relevância da manutenção das boas práticas repassadas pelos servidores do Núcleo. “O grande legado do NAVT é a orientação, é ensinar fazendo. A baixa dos números é importante, mas o principal é este aprendizado”, pontuou, ressaltando que o Núcleo permanecerá auxiliando a unidade pelo tempo necessário à implantação das novas rotinas.

Para a servidora Marília Brito do Rego, secretária da 5a Vara Cível, as expectativas em relação aos trabalhos do Núcleo são as melhores. “Nós agradecemos a atenção da Corregedoria. A orientação sobre a aplicação dos Manuais de Rotina será muito bem-vinda”, afirmou.

O NAVT já realizou atividades na 2ª Vara de Família, na 5ª Vara de Família e na 5ª Vara Criminal, reduzindo o acervo destas unidades judiciárias e implantando uma rotina mais eficiente nas secretarias.


Fonte: Vanessa Mendonça