Notícias Virtualização (08/07/2016 - 13:32)      

TJ e CNJ definem estratégia de expansão do Pje

A coordenação do projeto PJe do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) reuniu-se, via videoconferência, com a coordenação do Comitê Nacional Gestor do Pje, do Conselho Nacional de Justiça, para definir a estratégia de expansão do Processo Judicial Eletrônico no âmbito do TJ-PI. A videoconferência foi coordenada pelo juiz Júlio César Garcez, gestor da implantação do Pje no Piauí, e pelo desembargador Marcelo Della Dea, coordenador do Comitê do CNJ.

A reunião teve como objetivo ainda discutir dificuldades técnicas enfrentadas pelo Tribunal, e definir as responsabilidades do TJ-PI e do CNJ.

Durante a reunião, definiu-se que um técnico do CNJ virá a Teresina para, ao longo de uma semana, repassar os conhecimentos técnicos necessários em relação às ferramentas utilizadas pelo Pje (Jboss e PostgreSQL), possibilitando à equipe técnico do TJ-PI atuar ativamente na administração destas ferramentas.

Definiu-se ainda que durante situações de crise não superadas pela equipe local, a equipe do CNJ atuará em nível superior de suporte. Outras deliberações oriundas da videoconferência são: caberá ao CNJ a responsabilidade pelos backups do sistema; o CNJ fornecerá acesso a ferramentas de monitoramento de infraestrutura.

PJe

O Processo Judicial Eletrônico é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário, permitindo a prática de atos processuais e o acompanhamento desse processo judicial de maneira online. Com esse sistema, as petições iniciais e a distribuição dos processos, por exemplo, serão realizadas pelos próprios advogados no ambiente virtual. No TJ-PI, o PJe está sendo implantado via cloud computing (computação em nuvem) com apoio do CNJ.


Fonte: Vanessa Mendonça