Notícias Celeridade (12/07/2016 - 12:24)      

Corregedoria estuda possibilidade de emissão de certidões específicas online

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) está estudando a viabilidade de que sejam emitidas, via internet, certidões negativas específicas de falência e concordata, criminal e militar, e de recuperação judicial. A informação foi repassada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, a representantes da Associação Piauiense dos Empresários de Obras Públicas (Apeop-PI), durante audiência realizada nesta segunda-feira (11), na CGJ-PI. Atualmente, é possível emitir, por meio do site do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí uma certidão cível abrangente.

O pleito foi levado ao corregedor pelo presidente da Apeop-PI, Arthur Feitosa, o vice-presidente Antônio Trindade e o vice-presidente Administrativo e Financeiro,  Gilberto Cordeiro. Anteriormente, a entidade já havia realizado solicitação formal por meio de ofício à CGJ-PI.

"As centrais de licitação não aceitam a apresentação de um documento único no formato da certidão negativa cível. Com as certidões específicas, todos ganham tempo. As empresas não vão enfrentar mais filas e os funcionários responsáveis pela emissão poderão desempenhar outras atividades",argumenta Arthur Feitosa.

O desembargador Ricardo Gentil Eulálio afirmou que o pedido da Associação é pertinente e que a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PI já foi acionado para realizar estudo de viabilidade da medida. O corregedor ressaltou que o serviço já foi modernizado e que há algum tempo a emissão de certidões era realizada apenas presencialmente.


Fonte: Vanessa Mendonça