Notícias Themis (09/07/2012 - 15:24)      

Corregedoria implanta Projeto Piloto de Sistema Prisional do Estado

A Penitenciária Feminina de Teresina é a primeira a receber o Projeto Piloto que visa buscar um controle do sistema prisional do estado. As 86 detentas já estão cadastradas nos devidos moldes do "Themis Prisional".

Os técnicos responsáveis pelo desenvolvimento do programa na Web, Francisco Igor e Agnaldo Almendra, disseram que o programa é ato de cidadania. "Teremos, pela primeira vez, um controle rigoroso do nosso sistema prisional", ressaltou o técnico Agnaldo Almendra.

 O cadastro individual de cada preso terá vinculação com os processos judiciais. O projeto já está em fase de homologação.

"O estado do Piauí possui 13 presídios, mas, até o final do ano, queremos concluir este projeto, que só está dependendo da aquisição dos equipamentos que já estão sendo providenciados pela Secretaria de Justiça do Estado e custam em torno de R$ 180 mil reais", disse Agnaldo Almendra.

Outra novidade do prontuário do sistema prisional é que o alvará de soltura será digitalizado através do malote digital implantado dentro do sistema themis prisional.

Os técnicos do Tribunal de Justiça lotados na Corregedoria Geral de Justiça, Francisco Igor de Lima, Agnaldo Almendra e Natécio Nogueira, além do técnico da Secretaria de Justiça do Estado, Ronaldo Brito, estão otimistas com a implantação do projeto piloto na Penitenciária Feminina de Teresina.

"Além de um ato de cidadania, os presos terão um fiel cumprimento de suas penas graças às informações de seus cadastros, além do controle geral sobre transferências de cada um deles", destacou Agnaldo Almendra.

O sistema Themis Prisional será gerenciado diretamente pelos presídios, através da Secretaria de Justiça, e pelo Núcleo de Apoio aos Presos, vinculado à Corregedoria Geral de Justiça.


Fonte: Ascom