Notícias Excelência (01/09/2016 - 16:46)      

Equipe da CGJ-PI faz visita técnica à Corregedoria do TJ-SE

Equipe da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) visitou, nesta quarta-feira (31), a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Sergipe (CGJ-SE). Segundo o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio, foi possível conhecer, além da estrutura física, as rotinas produtivas da CGJ-SE e verificar a importância do planejamento estratégico na execução das atividades do órgão. O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE) é referência em eficiência no Brasil.

“Notamos que boa parte do sucesso do Judiciário Estadual de Sergipe se deve a ações da Corregedoria. Conhecemos toda a sistemática de planejamento, organização”, comentou o desembargador Ricardo Gentil. O corregedor destacou alguns aspectos que contribuem para a excelência da CGJ-SE, como a existência de um setor de Tecnologia da Comunicação dentro da estrutura do órgão correicional; a utilização de um sistema eletrônico de acompanhamento de atividades dos magistrados, inclusive com cobrança de resultados automatizada; trabalho contínuo em conjunto com outros setores do TJ-SE, como o de Engenharia, e com a Escola Judiciária;  atuação veemente do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania; rigoroso sistema de triagem, visando à solução de queixas em um setor de atendimento ou via Ouvidoria do Tribunal.

“Em 2015, foram solucionadas aproximadamente 95% dos pedidos ou queixas por meio desta triagem. Chegando à Corregedoria, de fato, cerca de 160 reclamações de naturezas diversas. Isso permite que a Corregedoria dedique mais tempo e recursos ao aprimoramento da Justiça de primeiro grau”, relatou o desembargador Ricardo Gentil Eulálio.

Para o desembargador Ricardo Gentil Eulálio, é preciso avançar em relação à cultura do planejamento, qualificação de servidores, implantação de projetos de incentivo à produtividade, por exemplo. O corregedor visitou a CGJ-SE dentro da programação de visita institucional do TJ-PI ao TJ-SE, e foi acompanhado pela juíza auxiliar da Corregedoria Melissa Pessoa e pelo consultor jurídico Leandro Sampaio.


Fonte: Vanessa Mendonca