Notícias Padronização (26/09/2016 - 13:20)      

Corregedoria conclui organização do arquivo judicial de Francisco Santos

 

A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) concluiu o trabalho de organização do arquivo judicial da comarca de Francisco Santos (a 350 km de Teresina). Ao todo, foram higienizados, catalogados e arquivados em caixas-arquivo padronizadas 4.538 processos. Esse trabalho foi realizado pela Equipe de Organização de Arquivos e Depósitos da CGJ.

Ao todo, foram confeccionadas 150 caixas-arquivo. Para tanto, o acervo total da unidade foi vistoriado, catalogado, acondicionado em caixas padronizadas e identificado em listas digitalizadas. A metodologia implantada foi repassada aos servidores da comarca, possibilitando os adequados manuseio e manutenção dos documentos guardados no arquivo judiciário local.

Segundo Clarindo José Lopes Machado, coordenador do grupo e integrante da Comissão Permanente de Avaliação Documental do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (CPAD-TJPI), todo o processo seguiu orientações de consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), órgão conveniado com a Corregedoria para a implantação da nova Política de Gestão Documental do TJ-PI, assim como as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e as deliberações da CPAD-TJPI.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, o trabalho de organização dos arquivos judiciais tem grande importância para a Justiça Estadual, uma vez que viabiliza uma maior celeridade à localização de processos, maior segurança quanto à custódia e preservação desses documentos, além de um ambiente menos insalubre para os servidores






Fonte: Vanessa Mendonça