Notícias Preparação (05/10/2016 - 11:42)      

Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude promove curso para adotantes

A Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (CEJIJ) promove, de hoje (5) até a próxima sexta-feira, o 10º Curso de Capacitação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção. O corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Ricardo Gentil, abriu o encontro, que é coordenado pela juíza titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas. O curso acontece no auditório da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI).

A participação na atividade é obrigatória aos pretendentes à adoção, conforme determina o artigo 50 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O curso é gratuito, promovido a cada seis meses e tem duração de 20h. Participam desta edição 96 pretendentes à adoção com ações ajuizadas na comarca de Teresina e oriundas de Cartas Precatórias de outras comarcas.

A programação do encontro inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e grupos de discussão, durante os quais são trabalhados temas como “Procedimentos Jurídicos da Adoção”, “Aspectos Sociais do Processo de Adoção”, “Aspectos Biopsicológicos da Adoção”, “Família” e o “Mito do Filho Ideal”.

Segundo a juíza Maria Luíza de Moura, o encontro tem como objetivo fomentar a reflexão, o esclarecimento e a preparação de candidatos à adoção no que tange aos diversos aspectos relacionados ao processo de adoção.

O corregedor-geral da Justiça ressaltou a importância deste tipo de atividade para que os pretendentes à adoção possam inteirar-se ainda mais sobre o processo de adoção. “Adoção é um assunto muito importante, uma preocupação nacional – inclusive do Conselho Nacional de Justiça. Espero que esse encontro possa proporcionar uma reflexão ainda melhor sobre este que é um fenômeno social, psicológico e também jurídico”, afirmou o desembargador Ricardo Gentil, que é presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado do Piauí (Cejai-PI).

Parceiros

O Curso de Capacitação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção é uma realização da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude, da Coordenadoria Estadual do Cadastro Nacional de Adoção (CNA-PI) e da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, com apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí, Escola Judiciária do Estado do Piauí, Ministério Público e Defensoria Pública, e em parceria com a Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social e Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania.


Fonte: Vanessa Mendonça