Notícias Eficiência (06/10/2016 - 11:22)      

Ceas realiza mais de 3 mil movimentações em Esperantina

Atividades desenvolvidas pela Central de Apoio às Secretarias (Ceas) na Vara Única da comarca de Esperantina, no período de 19 a 23 e de 26 a 30 de setembro, resultou na baixa e arquivamento de 607 processos julgados. Ao todo, a equipe realizou 3.369 movimentações do acervo da unidade judiciária no Themis Web, sistema informatizado de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). A Ceas é ligada à Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI).

A equipe da Central realiza consulta e identificação de processos no sistema informatizado Themis Web, triagem e correção de acervo das unidades judiciárias que auxilia. Em Esperantina, a Ceas executou movimentações típicas de Secretaria de Vara, como expedição de mandados, cartas precatórias, ofícios, avisos de intimações, atos ordinários e certidões, resultando na confecção de 2.583 documentos.

Segundo José Maria do Bonfim Júnior, coordenador da Central, todos os processos baixados e arquivados definitivamente no Themis foram também acondicionados em caixas padronizadas e encaminhados ao arquivo morto da comarca de Esperantina.

Os integrantes da Ceas realizam ainda intervenções no espaço físico das Secretarias, com a organização de novos escaninhos, possibilitando a identificação nominal da fase em que se encontra cada processo. Isso assegura maior celeridade aos atos praticados pelos servidores de Secretaria.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, ressaltou a importância do trabalho da Ceas no auxílio à organização das Secretarias de Varas, uma vez que, além de realizar movimentações no Themis Web, a equipe da Central também implementa novas rotinas produtivas nas unidades judiciárias por onde passa. “É fundamental que este trabalho da Ceas tenha continuidade, que os servidores de cada Vara beneficiada possam dar andamento a essas novas rotinas”, declarou o corregedor, acrescentando que a prioridade constante da CGJ-PI é oferecer apoio a juízes e servidores, visando à melhoria da prestação jurisdicional no primeiro grau.


Fonte: Vanessa Mendonça