Notícias Virtualização (06/10/2016 - 14:31)      

Corregedoria apresenta ferramentas do PJe a procuradores do Estado

Uma comissão de procuradores do Estado visitou hoje a sede da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) para conhecer as ferramentas do sistema Processo Judicial Eletrônico (Pje) voltadas às Procuradorias. A medida é preparatória para a adoção do PJe pelas quatro Varas da Fazenda Pública e pelo Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, prevista para o mês de dezembro.

O analista judicial Leandro Sampaio, que integra a equipe responsável pelo processo de expansão do PJe no Piauí, prestou informações aos procuradores sobre tais ferramentas, seu manuseio e aplicação. Após a adoção do PJe, todos os novos processos impetrados junto às unidades judiciárias da Fazenda Pública tramitarão virtualmente. “Ainda será promovido treinamento para os procuradores. Este foi um primeiro contato com ferramentas que serão utilizadas exclusivamente por eles”, ressalta o servidor.

O PJe é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário, permitindo a prática de atos processuais e o acompanhamento desse processo judicial de maneira online. Com esse sistema, as petições iniciais e a distribuição dos processos, por exemplo, são realizadas pelos próprios advogados no ambiente virtual.

Projeto

No Piauí, o PJe foi implantado em 28 de março de 2016, tendo como projeto-piloto a 2ª Vara Cível de Campo Maior. O estado é o primeiro do Brasil a utilizar o Processo Judicial Eletrônico com acesso via cloud computing (computação em nuvem), como resultado de Termo de Cooperação assinado entre TJ-PI e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A principal vantagem do uso da computação em nuvem é a redução dos custos operacionais. Além disso, o TJ-PI passa a contar com o suporte técnico e o know-how do CNJ.

 


Fonte: Vanessa Mendonça