Notícias Eficiência (07/10/2016 - 17:17)      

Corregedoria apresenta ferramentas de controle de metas a gestores

Servidores da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) apresentaram, na manhã desta sexta-feira (7), as ferramentas próprias de controle de metas do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) ao gestor das metas de nivelamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, ao presidente do Tribunal, desembargador Erivan Lopes, e ao corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Ricardo Gentil. O TJ-PI está implantando um sistema próprio de acompanhamento do cumprimento destas metas, o TJ-PI em Números, que também foi apresentado durante a reunião.

A apresentação dos dados e do TJ-PI em Número foi feitas pelos analistas Leandro Sampaio e Gleydson Vilanova, servidores da CGJ-PI. Inicialmente, foi feito um relato sobre o histórico acerca da instatuição das Metas do CNJ, em 2009, e do cumprimento destas metas pelo TJ-PI ao longo dos anos.

Para a juíza auxiliar da Corregedoria Melissa Pessoa, a grande virada do TJ-PI em relação ao controle do cumprimento das Metas do CNJ se deu no ano de 2014, quando a extração de informações acerca das atividades desenvolvidas em cada unidade judiciária passou a ser automatizada. Apesar disso, segundo a magistrada, ainda é preciso avançar mais, o que vai ser, em grande parte, viabilizado pela implantação, este ano, do TJ-PI em Números, que unifica dados oriundos de todos os sistemas informatizados de acompanhamento processual utilizados pelo Tribunal.

A cada ano, o CNJ define metas a serem cumpridas pelos tribunais brasileiros em relação ao julgamento de processos antigos, à saíde de um número maior de ações que o total de processos novos e responsabilidade social, por exemplo. Os objetivos do estabelecimento anual destas metas são reduzir as taxas de congestionamento do Poder Judiciário, assegurar maior eficiência às unidades judiciárias, acelerar o processo de informatização da Justiça e proporcionar mais transparência à sociedade.


Fonte: Vanessa Mendonça