Notícias Gestão (25/10/2016 - 10:50)      

Corregedoria apresenta projetos a comitiva do GovRisk e CNJ

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) recebe durante esta semana uma comissão formada por especialistas em estudo do Judiciário do Reino Unido (GovRisk) e de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A visita técnica visa à implantação, construção e desenvolvimento de estudo de referência voltado à melhoria de processos organizados e agilização de fluxos processuais no âmbito do TJ-PI. Nesta segunda (14), a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) apresentou ao grupo projetos que têm como objetivo melhorar a prestação jurisdicional de primeiro grau.

O presidente do TJ-PI, desembargador Erivan Lopes, afirmou que se trata de um importante momento de intercâmbio entre a Justiça Estadual e estudiosos com expertise na gestão do Judiciário. "Estes profissionais estão aqui acompanhando como funciona nosso sistema de Justiça, designadamente o sistema de fluxo de processo e vão trazer, em contrapartida, as boas práticas que executam no Reino Unido. Ao final, vamos avaliar o que deles nós podemos aproveitar e o que de nós eles podem levar”, declarou o presidente, acrescentando que os britânicos vivem uma situação semelhante à do Brasil no tocante aos recursos para o Judiciário.

Os juízes auxiliares da Corregedoria, Melissa Pessoa e Julio Cesar Garcez, além dos analistas Leandro Sampaio e Glaydson Vilanova, apresentaram iniciativas executadas pelo órgão nas áreas judicial e extrajudicial que visam à melhoria contínua da eficiência da Justiça de primeiro grau. Foram apresentados projetos voltados à efetividade do processo correicional, gestão proativa de indicadores e metas, padronização de rotinas, regularização fundiária, gestão de acervo, apoio às serventias extrajudiciais.

Agenda

Nos próximos dias, a comitiva do GovRick e do CNJ visitará as seguintes unidades judiciárias: 1ª, 2ª, 3ª. 4ª, 5ª e 6ª Varas Cíveis da Comarca de Teresina, além do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Nas unidades, serão vistoriadas rotinas produtivas e indicadores. Serão realizadas entrevistas com juízes, diretores de secretarias e servidores.


Fonte: Vanessa Mendonça