Notícias Gestão (27/10/2016 - 12:52)      

Consultoria britânica GovRisk conhece iniciativas da CGJ

A comitiva da consultoria britânica International Governance and Risk Institute (GovRisk) e do Conselho Nacional de Justiça que realiza visita técnica ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) durante toda esta semana participou de reunião de trabalho na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ). O encontro foi presidido pelos juízes auxiliares da CGJ, Melissa Pessoa e Julio Cesar Garcez, que apresentaram aos consultores 10 dos projetos implementados pelo órgão visando à melhoria da prestação jurisdicional de primeiro grau no TJ-PI.


As medidas apresentadas foram as seguintes: Suspensão de Processos; Gabinete Itinerante; Central de Cartas Precatórias; Revisão da Lei de Organização do Judiciário; Baixas Processuais na Promoção da Magistratura; Execução Fiscal Eficiente; Baixas e Arquivamentos Desvinculados do Pagamento de Custas; Expansão do Cejusc; Ceas/NAVT; Secretarias Unificadas.


Além dos projetos citados, os consultores também conheceram a estrutura física da Corregedoria, recebendo informações sobre o organograma do órgão e as atribuições e atividades desenvolvidas por cada setor.


comitiva elogiou diversas iniciativas desenvolvidas pela Corregedoria, como a atuação do Núcleo de Apoio às Varas de Teresina, considerada pelos estudiosos um exemplo exitoso de apoio ao primeiro grau. Por meio do NAVT, a CGJ auxilia as secretarias de Varas da Capital a melhoraram sua produtividade em função da adoção dos procedimentos previstos nos Novos Manuais de Rotina confeccionados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em convênio com a Corregedoria.


A visita técnica da comitiva da GovRisk tem como objetivo a implantação, construção e desenvolvimento de estudo de referência voltado à melhoria de processos organizados e agilização de fluxos processuais no âmbito do TJ-PI. Segundo os consultores, o estudo deverá ser apresentado em março de 2017.



Fonte: Vanessa Mendonça