Notícias Padronização (07/11/2016 - 12:30)      

Corregedoria organiza arquivo judiciário de mais três unidades

A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) concluiu o trabalho de organização dos arquivos judiciais de mais três comarcas: Bocaina, Inhuma e Ipiranga do Piauí, todas na região Sul do Estado. Como resultado da medida, 11.312 processos foram higienizados, catalogados e arquivados em caixas-arquivo padronizadas pela Equipe de Organização de Arquivos e Depósitos da CGJ.

Durante o trabalho de organização dos arquivos judiciários, os servidores da Corregedoria vistoriam e catalogam todo o acervo das unidades beneficiadas, identificando-o em listas digitalizadas, facilitando a localização dos atos nas caixas-arquivo. Nas três comarcas citadas, foram confeccionadas 315 caixas deste tipo.

Os servidores das unidades beneficiadas também passam por um breve treinamento sobre a metodologia implantada a fim de que possam executar o correto manuseio e manutenção dos documentos arquivados.

Todo o nosso trabalho segue a nova Política de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, assim como as normas do Conselho Nacional de Arquivos e as deliberações da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJ-PI”, explica Clarindo José Lopes Machado, coordenador do grupo e integrante da CPAD-TJPI.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, o trabalho de organização dos arquivos judiciais tem grande importância para a Justiça Estadual, uma vez que viabiliza uma maior celeridade à localização de processos, maior segurança quanto à custódia e preservação desses documentos, além de um ambiente menos insalubre para os servidores.

Nas próximas três semanas a Equipe de Organização de Arquivos e Depósitos da Corregedoria atuará na organização dos acervos judiciários de Simões e Marcolândia, na região Sul do Piauí.


Fonte: Vanessa Mendonça