Notícias Organização (25/11/2016 - 13:32)      

Agregação: Corregedoria conclui transferência de acervo de 10 comarcas

A Central de Apoio às Secretarias (Ceas), vinculada à Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI),concluiu a transferência  um acervo de 10 comarcas agregadas a suas respectivas comarcas agregadoras, dentro do cronograma de implantação do projeto de agregação de comarcas do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Nesta sexta-feira (25), foi concluída a migração do acervo vivo de Isaías Coelho para Itainópolis.

A equipe da Ceas executou ainda as seguintes transferências de acervo:  de Monte Alegre para Gilbués; de Redenção do Gurguéia para Bom Jesus; Ipiranga do Piauí para Inhuma; de Bocaina para Picos; de Marcolândia para Simões; de Francisco Santos a Picos; de Socorro do Piauí e Conceição do Canindé para Simplício Mendes; e de Nazaré do Piauí a Floriano.

De acordo com o coordenador da Ceas, servidor da CGJ José Maria do Bonfim Júnior, a Central realiza o manuseio, transporte, triagem e localização de todo o acervo processual em trâmite (arquivo vivo) das comarcas envolvidas no processo de agregação.

A Ceas realiza um trabalho especializado de triagem e localização dos processos, para que não haja diferenciação entre processos da comarca agregada e da comarca agregadora. Todo o trabalho executado observa os requisitos necessários para a preservação da origem de cada processo existente na antiga comarca agregada, que passa a funcionar como Posto Avançado de Atendimento.

Alem disso, os relatórios dos processos enviados através de lotes para redistribuição automática são catalogados na comarca agregada, comarca agregadora e Secretaria da Corregedoria, facilitando eventuais buscas ou consultas.



Fonte: Vanessa Mendonça