Notícias Padronização (30/11/2016 - 17:57)      

Corregedoria organiza novo arquivo judiciário da comarca de Simões

A Equipe de Organização de Arquivos e Depósitos da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) concluiu a organização do novo depósito judiciário da comarca de Simões, região Sul do Estado. Seguindo o processo de agregação de comarcas, o depósito foi instalado no Posto de Atendimento Avançado de Marcolândia, comarca agregada a Simões. A CGJ-PI tem executado os trabalhos de transferência dos acervos vivo e morto das comarcas envolvidas no processo de agregação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).

A organização de novo depósito judiciário foi iniciada com a higienização e catalogação dos processos, que em seguida foram arquivados em caixas-arquivo padronizadas. Todo o acervo é identificado em listas digitalizadas, facilitando a localização dos atos. Ao todo, foram confeccionadas 129 caixas-arquivo com 3.990 processos judiciais provenientes de Simões e 75 caixas-arquivo com ações oriundas de Marcolândia.

Os servidores das unidades beneficiadas também passam por um breve treinamento sobre a metodologia implantada a fim de que possam executar o correto manuseio e manutenção dos documentos arquivados.

O trabalho é coordenado pelo servidor da CGJ-PI Clarindo José Lopes Machado, integrante da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJ-PI. O servidor explica que todas as etapas executadas seguem a Política de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, assim como as normas do Conselho Nacional de Arquivos e as deliberações da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJ-PI.

A organização dos depósitos judiciários é muito importante por viabilizar uma maior celeridade à localização de processos, maior segurança quanto à custódia e preservação desses documentos, além de um ambiente menos insalubre para os servidores”, declarou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil.








Fonte: Vanessa Mendonça