Notícias Conciliação (16/12/2016 - 12:22)      

Mutirão DPVAT resolve 95% dos casos em União

Por iniciativa da magistrada Elfrida Costa Beleza, foi realizado, no último dia 12, mutirão para o julgamento de processos envolvendo solicitações de liberação do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Via Terrestre (DPVAT), em União. O índice de solução de casos foi de 95%.

Ao todo, foram pautados 48 processos. Durante o mutirão, foram realizadas as perícias médicas executadas por professional nomeado pela juíza. Em seguida, os processos eram encaminhados a uma banca de conciliação.

Na comarca de União, a juíza Elfrida Beleza implementou um sistema de realização de audiências temáticas que vem alcançando grande êxito. A comarca é integrada por uma Vara Única e um Juizado Especial Cível e Criminal, tendo ajuizados mensalmente 250 processos, em media.

O DPVAT é um seguro obrigatório, pago juntamente com o IPVA, para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros. As indenizações pagas pelas seguradoras são posteriormente ressarcidas pelo proprietário do veículo causador do acidente.


Fonte: Vanessa Mendonça