Notícias Sistema prisional (17/01/2017 - 18:02)      

CGJ e Governo discutem criação de aplicativo para monitorar tornozeleiras eletrônicas

Por iniciativa da Corregedoria Geral do Estado do Piauí (CGJ), a governadora em exercício, Margarete Coelho, representantes de instituições do setor de Justiça e da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) reuniram-se nesta terça-feira (17), no Palácio de Karnak, para tratar sobre melhorias para o sistema prisional piauiense. Entre elas, a criação de aplicativo para aparelhos móveis que permita monitoramento mais eficaz do uso das tornozeleiras eletrônicos por criminosos.

Por meio deste aplicativo, a ser desenvolvido pela ATI, será possível detectar eventuais infrações ao uso da tornozeleira e informar imediatamente à Secretaria de Justiça e ao Judiciário, permitindo uma maior celeridade na tomada de providências para a recondução do infrator ao cárcere.

Nesta quarta-feira (18), às 9h, na sede da CGJ, acontece uma reunião entre os setores de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e do Governo do Estado para dar encaminhamento à demanda. De acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, cerca de 300 pessoas são monitoradas por meio de tornozeleiras no Piauí, nos municípios de Teresina, Parnaíba e Luís Correia.

Durante a reunião, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, apresentou ainda uma série de propostas para a melhoria da eficiência das varas criminais, como melhoria da qualificação criminal e cível dos presos por parte das autoridades policiais e deslocamento e recambiamento de detentos. “Todas as questões aqui discutidas foram no sentido de integrar as atividades, o que é ponto chave para a melhoria do sistema prisional do estado”, destacou a governadora Margarete Coelho.

Participaram ainda da reunião o juiz auxiliar da Corregedoria Julio Cesar Garcez; o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, juiz Thiago Brandão; a delegada Eugênia Villa; e o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto.


Fonte: Vanessa Mendonça