Notícias Entrega (30/07/2012 - 15:22)      

CNJ entrega avião às Justiças do Piauí

Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, recebeu hoje, 30/07 da Ministra Corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon, a primeira aeronave destinada aos Tribunais do Estado, leia-se: Tribunal de Justiça do Piauí, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, além da Justiça Federal Piauiense.

 

Várias autoridades do Poder Judiciário Brasileiro estiveram presentes no Aeroporto Internacional de Brasília, no hangar da Polícia Federal, onde se deu a solenidade de entrega de 14 aeronaves que foi presidida pela Ministra Eliana Calmon.

 

O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, aproveitou para destacar os méritos do recebimento da aeronave que se deve ao empenho dos Desembargadores Edivaldo Moura, então Presidente do TJ-PI, e do Desembargador Jim Boavista, Presidente do TRT-PI, que desde de 2010 lutam para a aquisição dessa aeronave:  “Foram eles que deram início ao processo da aquisição deste avião que será de grande utilidade para as Justiças do Piauí: “Justiça Estadual, Justiça do Trabalho,  Justiça Federal e Justiça Eleitoral ” ressaltou o Corregedor Geral de Justiça do Piauí.

 

O Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Dr. Marlos Malek, ressaltou que a aeronave destinada ao Piauí vai contribuir muito para a celeridade dos serviços das justiças piauiense: “A função do Juiz é dar solução aos problemas e não ser um problema. Para isto, é necessário celeridade”, destacou o Juiz auxiliar.

 

Dados da aeronave: trata-se da aeronave nova, um monomotor - Cessna 172 -  de prefixo PTJDF – composta de 4 lugares, além dos dois lugares da tripulação, e asa alta. Tem reputação de aeronave extremamente fácil de pilotar e robusta. Bastante estável, com baixa carga alar (peso / área das asas) e asas de perfil convencional de alta sustentação, destaca-se por operar em pistas curtas e mal preparadas (saibro, cascalho, grama).


Telsirio Carvalho Lima Alencar
Fonte: Por Telsirio Alencar de Brasilia