Início » Corregedoria » Corregedoria unifica arquivo de primeiro grau e facilita vida de jurisdicionados e advogados na capital

Corregedoria unifica arquivo de primeiro grau e facilita vida de jurisdicionados e advogados na capital

 
 

O arquivo judicial do bairro Redonda agora concentra todo acervo judicial de primeiro grau da capital. Essa semana, a Corregedoria Geral da Justiça concluiu a transferência dos processos do anexo do arquivo do Corpo de Bombeiro para o arquivo único do Redonda, garantindo maior praticidade para quem precisa desarquivar processos em Teresina.

A secretária geral da Corregedoria Mônica Lopes, explica que a unificação é mais um passo para a criação de um arquivo organizado e eficiente, que possa atender quem precisa de forma ágil. “Em junho, a Corregedoria entregou a primeira parte da reforma do arquivo do bairro Redonda e, agora, avançamos no sentido de criar um arquivo único, trazendo os processos de primeiro grau que estavam no Corpo de Bombeiros. Agora, jurisdicionados e advogados vão encontrar tudo em um só lugar, bem como as unidades judiciárias vão encaminhar seus processos apenas para o Redonda, o que facilita a vida de todo mundo”, explica Mônica Lopes.

Agora a equipe concentra esforços no sentido de finalizar a organização de todo acervo. “Ao todo foram 4.879 caixas que vieram do Corpo de Bombeiros. Estamos organizando tudo, especialmente o que diz respeito às Varas de Família, já que essa é a maior demanda de pedidos de desarquivamento de processos de primeiro grau”, diz Julyanna Campos, servidora do Arquivo do Redonda.

A unificação do arquivo da capital faz parte de uma série de medidas que a Corregedoria Geral da Justiça está tomando para organizar e melhor administrar os arquivos que estão sob a sua responsabilidade.

Para isso, os servidores seguem passos específicos orientados pelo Conselho Nacional de Justiça, que contemplam a separação de bens, triagem de toda massa documental, separação por ano, catalogação e elaboração de lista individualizada, organização em caixas e relocalização em lote no sistema Themis Web, facilitando a localização imediata.  A nova gestão processual já garantiu o aumento de 20% para 90% no índice de atendimento de demandas por parte dos jurisdicionados e advogados no âmbito de primeiro grau

Também fazem parte da equipe de servidores que estão ajudando nesse processo, os servidores: Clarindo Machado, Sérgio Santiago, Rolmes José da Silva e Carlos Riedel, Rogério Leal, Paulo Veloso e Christiano Soares, Rômulo Sales e Bruno Araújo.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email