Início » Corregedoria » Varas Únicas de Jerumenha e Itaueira e 3ª Vara de Floriano recebem selo de 100% Digital

Varas Únicas de Jerumenha e Itaueira e 3ª Vara de Floriano recebem selo de 100% Digital

 
 

A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí entregou essa semana mais três certificados de Selo Vara 100% Digital. A 3ª Vara de Floriano e as Varas únicas de Jerumenha e Itaueira passaram a atuar exclusivamente através do Programa Judicial eletrônico (PJe) nos processos cíveis. A certificação foi feita pelo juiz auxiliar Manoel de Sousa Dourado, que representou o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Hilo de Almeida Sousa.

Em todas as unidades, o juiz auxiliar fez questão de ressaltar a parceria e o trabalho em equipe dos magistrados e servidores. “Nas três unidades por onde passamos, o que vimos foram magistrados e servidores extremamente unidos. Não tem como ser um bom gestor sem conhecer as pessoas e sem se integrar à comunidade. E foi isso que sentimos”, destacou Dr. Dourado.

O magistrado ainda falou dos projetos da Corregedoria e de como a digitalização no Piauí apostou no talento e na capacidade dos seus servidores. “Enquanto tribunais como da Bahia gastaram R$ 26 milhões para fazer a digitalização, contratando empresas, a Corregedoria apostou e investiu no talento dos seus servidores, que vêm digitalizando os processos cíveis e mostrando que podemos avançar e muito. Hoje ultrapassamos os 50 mil projetos digitalizados e até o final dessa gestão, teremos uma Justiça no âmbito do primeiro grau 100% digital na área cível”, garantiu.

Entrega do certificado em Floriano

Na 3ª Vara Floriano, onde foram digitalizados 732 processos, o juiz titular da unidade Marcus Klinger enalteceu o trabalho da sua equipe, destacando a facilidade para todas as partes. “O Pje veio como forma de desburocratização da Justiça. Parabenizo o esforço da Corregedoria Geral da Justiça nesse processo de digitalização, que vai gerar facilidade para todas as partes e advogados, gerando economia e mais celeridade”, disse Dr. Marcus Klinger.

Em todas as visitas, o juiz auxiliar conversou com os magistrados e servidores

Em Jerumenha, o juiz Ênio Gustavo Lopes Barros ressaltou a importância do trabalho em equipe e o apoio da Corregedoria em todo processo. “A medida é um grande avanço no trabalho de todos, dos servidores da Justiça, membros do Ministério Público e advogados, mas principalmente para o jurisdicionado. Muitas vezes nós ficamos receosos de dar esse passo por medo do novo, porém precisamos pensar que, apesar das dificuldades que podemos ter, no futuro nós vamos olhar para esse momento e ver o quanto avançamos”, disse.

Entrega do certificado em Jerumenha

Com a digitalização dos 513 processos cíveis na Vara Única de Jerumenha, a promotora Ana Sobreira Botelho Moreira também destacou a facilidade de acesso das partes e a importância da medida para o meio ambiente.

Dessas unidades, Itaueira foi a que digitalizou o maior número de processos, 1024. O Juiz Ronaldo Paiva Nunes Medeiros agradeceu a presença da Corregedoria e atitude do corregedor em visitar as comarcas para conhecer a necessidade da unidade. “Ouvir juízes e servidores é essencial e o corregedor vem fazendo isso. Já sentimos o apoio e o trabalho da Corregedoria, que nos apoiou para a realização da digitalização”, disse Dr. Ronaldo, fazendo questão de destacar a atuação dos servidores, que se dedicaram, “trabalhando além do horário normal e convertendo a dedicação em produtividade e bons serviços para a população”.

Entrega do certificado em Itaueira

Nas unidades judiciárias, as solenidades contaram com a participação de representantes do Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Prefeitura Municipal, além de servidores e representantes da comunidade.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email