Início » TJPI » Destaques » Desembargador Joaquim Santana é empossado novo vice-corregedor geral da Justiça

Desembargador Joaquim Santana é empossado novo vice-corregedor geral da Justiça

Publicado por: Krízia de Meneses Escórcio

 
 
 

Na noite desta quinta-feira (7), o desembargador Joaquim Santana foi empossado como vice-corregedor geral da Justiça do Estado do Piauí para o biênio 2021/2022. A cerimônia de posse da nova Diretoria do TJ-PI aconteceu na nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí, localizada no bairro São Raimundo, zona Sudeste da Capital. Devido às recomendações de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, a solenidade foi restrita a convidados e transmitida ao vivo via canal do TJ-PI no Youtube e pela TV Assembleia (clique aqui para assistir). Durante o evento, também foram empossados os novos presidente, desembargador José Ribamar Oliveira; vice-presidente, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho; e corregedor, desembargador Fernando Lopes.

O vice-corregedor tem atribuições específicas, como o relacionamento com as serventias extrajudiciais (cartórios) e também o gerenciamento da Justiça Itinerante, que promovem serviços essenciais aos jurisdicionados. Em relação aos cartórios é realizada uma permanente fiscalização para que seja assegurado um bom atendimentos aos cidadãos; quanto à Justiça Itinerante, há uma manutenção diária das condições necessárias para que o programa consiga dar continuidade a uma agenda permanente de atuação em todo o Piauí.

Perfil

Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho nasceu em Teresina (PI), a 05 de julho de 1951. Filho de Joaquim Dias de Santana e Maria Alcida de Santana. Graduou-se no Curso de Direito pela Universidade Federal do Piauí, em 1974. Começou sua carreira na magistratura como juiz adjunto nas comarcas de Oeiras, Simplício Mendes, Jaicós, Campo Maior, Porto e Teresina. Atendeu nas comarcas de Batalha, Esperantina, Piracuruca, Parnaíba e Teresina. Membro do colegiado do Tribunal Eleitoral como magistrado 1997 a 2000; titular da 2ª Zona Eleitoral de Teresina, de 2001 a 2003. Membro da primeira Turma Recursal Criminal de Teresina. Realizou eleições em Jerumenha em 1992 e Palmeirais em 1994. Foi presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email