Início » Coordenadoria da mulher » Fórum debate enfrentamento à violência doméstica no Piauí e resposta do judiciário frente aos crimes contra mulher

Fórum debate enfrentamento à violência doméstica no Piauí e resposta do judiciário frente aos crimes contra mulher

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), por meio da Coordenadoria da Mulher, concluiu na tarde desta sexta-feira (04) o III FOPIVID (Fórum Piauiense de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar).

O fórum acontece anualmente e nesta terceira edição, debateu a proteção ao gênero feminino em situação de violência por meio de palestras, exposições, apresentações, trabalhos em grupos e troca de experiências.

Para a juíza Cássia Lages de Macedo, vice-presidente do III FOPIVID, o fórum é um espaço democrático e de diálogo sobre este tema tão caro à toda a sociedade.

“O evento permitiu a troca de experiência entre magistrados e magistradas com a sociedade civil, permitindo que os participantes possam compreender melhor a questão e assim, a atuação jurisdicional possa ocorrer da melhor forma possível. Portanto, o evento foi fundamental para que trouxéssemos discussões e um aprofundamento maior para que todos possam atuar de forma mais efetiva no combate a este problema tão sério, que é a violência doméstica contra a mulher”, avaliou a juíza Cássia Lages, da Comarca de e Jerumenha.

Keylla Ranyere, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJPI avaliou como positivo o FOPIVID, uma vez que deu a oportunidade de servidores e servidoras, juízes e juízas que atuam neste enfrentamento à violência contra a mulher debaterem de forma mais profunda este problema.

“Chegamos ao final do FOPIVID com muitas discussões relevantes sobre temas atuais, muitas participações e muitas experiências de outros profissionais, não apenas da área do direito, mas integrantes de outras instituições que compõem a rede. De modo que o evento fica marcado pela excelência dos debates, como na última palestra que abordou o crime de stalking, que é uma novidade em nossa legislação. Então, reafirmo que o FOPIVID foi um sucesso, pois trouxe estas temáticas à tona”, assinalou a magistrada.

Participante do fórum evento, o juiz Rodrigo Ferreira, da Comarca de Manoel Emídio, ressaltou a importância de eventos desta natureza.

“Trata-se de um evento de suma importância dada a temática abordada, tendo em vista a enorme quantidade de casos de violência contra mulher que nos deparamos todos os dias em nosso estado. Ou seja, é mais um momento em que a mulher ganha atenção especial do judiciário e o local que podemos aprender mais sobre esse enfrentamento. Todos os temas trazidos foram essenciais para se compreender melhor como e o que levam a ocorrência de tantos crimes contra a mulher, como temos visto”, pontuou o magistrado.

DELIBERAÇÕES
Após realização de assembleia geral, a diretoria do III FOPIVID elencou recomendações para o IV FOPIVID, a ser realizado em 2023, bem como pontuou determinados temas a serem debatidos no próximo encontro.

VEJA TAMBÉM
III FOPIVID discute ações do Judiciário no combate à violência contra mulher 

CONFIRA AS FOTOS DO 2º DIA DO FOPIVID

Compartilhe: